sexta-feira, 15 de julho de 2011

A mulher e a urologia - HPV

Continuando as abordagens das DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), que falamos no capitulo anterior, hoje vamos falar sobre o HPV (papiloma vírus humano) a sigla esta em inglês. O HPV é uma doença da família dos condilomas são vários tipos: condiloma latum ( o da sífilis) o acuminatum (que é semelhante a uma verruga vulgar, também chamado de crista de galo, pois sua lesão cresce semelhante a crista do galo, numa lesão mais extensa da a genitália irá acrescentar uma lesão semelhante a uma couve-flor.
O HPV em uma estatística recente estima-se que 18% da população sexualmente ativa seja portadora desde tipo de vírus.
É muito grande não acham? De cada grupo de cinco pessoas que tem atividade sexual praticamente uma delas apresenta o HPV, ou não sabem que são portadoras. Este vírus pode ficar encubado até 8 meses, sem se manifestar e vindo a surgir mais tardiamente podendo contaminar o (a) parceiro (a).
As lesões são difíceis de visualizar a olho nu, sendo necessário a realização de um teste chamado colposcopia (na mulher) peniscopia (homem) que consiste na prova de schling, ou seja, coloca-se um liquido azul (ácido acético) e a região que não se corar (contraste em branco) é a área suspeita e se faz uma pequena biopsia. É uma contra prova que a captura hibrida para HPV, que é o DNA do HPV.
Existem 64 tipos de HPV porem há 6 tipos que são oncogênicos, ou seja, podem produzir células oncôticas ou provocar câncer no colo do útero da mulher. Por isso aconselhamos as mulheres a realizarem a colposcopia periodicamente.
Sexo somente com camisinha. O parceiro deve fazer a peniscopia (semelhante à colposcopia da mulher), e o maior cuidado inclusive no sexo oral. Não vamos provocar nenhuma neura sobre isso. Sexo é bom e saudável, porém, um pouco de cuidado é valido.
No próximo segmento, iremos falar sobre a incontinência urinaria, que atinge uma importante parcela das mulheres.
Até lá!
Fonte: Atmosfera Feminina

Nenhum comentário:

Postar um comentário