
Materiais:
Parafina para velas
Corante para velas
Aromas para velas (opcional)
Pavio para velas
Espetinhos de madeira
Xícaras antigas e elegantes
Panela velha
Passo-a-passo:
O primeiro será cortar a parafina em cubos e colocá-la em uma panela velha, a banho-maria, para derreter. Enquanto isso, corte um pedaço de pavio e enrole uma das suas pontas em um espetinho de madeira. Coloque o espetinho sobre a xícara, deixando o pavio dentro dela, bem no centro.
Quando a parafina tiver derretido, coloque nela umas gotas de corante (melhor que combine com a xícara) e umas gotas de aroma; mexa bem com um espetinho de madeira. Segure bem o pavio e coloque a parafina dentro da xícara, mas sem encher.
Deixe que a parafina seque bem, depois desenrole o pavio do espetinho e corte-o um pouco. Depois é só decorar o ambiente que você desejar.

Usada nos primórdios de sua existência como fonte de luz, as velas são usadas hoje
como artigos de decoração ou como acessórios em cerimônias religiosas e comemorativas. Há vários tipos de velas, produzidas em uma ampla variedade de cores, formas e tamanhos, mas, quando mencionamos velas artesanais, nos referimos àquelas feitas manualmente, onde é possível encontrar modelos pouco convencionais, usados para diferentes finalidades, tais como: decoração de interiores, purificação do ambiente, manipulação da energia com base em suas cores e essências e etc.
As velas se tornaram importantes elementos decorativos, auxiliando a compor um ambiente com suas cores, bem como com a iluminação indireta que gera. Além da parafina ser utilizada para outros fins decorativos além das velas
“O homem é um artista por natureza e as velas passaram a ser melhor trabalhadas e ter formatos mais ornamentais porque essa é a natureza humana, na sua eterna busca pelo belo e pelo diferente. Como única fonte de iluminação conhecida, o fogo, na forma de archotes, fogueiras ou simples velas, iluminou desde as cavernas até os suntuosos palácios da Idade Antiga e Idade Média em todos os lugares do mundo, em cima de castiçais de prata ou madeira ricamente trabalhados. Nos teatros, eram colocadas por traz de vidros com água colorida para oferecer uma luminosidade especial. Os alquimistas usavam velas misturadas com veneno que matava com terrível sofrimento quando respirava-se a fumaça exalada na queima. O veneno, conhecido como Pó de Serpente do Egito provocou a morte do conselheiro de Filipe IV na corte francesa e foi considerado o cumprimento da maldição dos Templários.”
ARQUITETANDO COM THELMA - VELAS NA DECORAÇÃO
PERGUNTA POR E-MAIL DE MARIA CLARA SUED:
" - Sou muito romântica, por isso mesmo quero decorar minha casa com velas para criar um clima lúdico. O que você acha? Me envie também uma receita, já que quero fazer minhas própias velas. Mil beijinhos... - "


" - Acho uma excelente alternativa para quem pretenda iluminar a casa sem gastar energia elétrica e ainda ter no ambiente um toque todo especial. Acho que velas servem tanto para decorar os ambientes, como para dar de presente, ou ainda surpreender o(a) amado(a) com um romântico jantar à luz de velas.

A decoração da mesa fica completa com velas.
A versatilidade das velas permite que estas sejam incorporadas das maneiras mais diversas e criativas, em centros de mesa (juntando um grupo de velas de diversos tamanhos, no mesmo tom ou em cores da mesma paleta), colocando numa bandeja ou colocando dentro de um cesto. Um conjunto de pequenas velas flutuando numa taça com água e algumas flores.
As velas combinam com tudo e fazem sucesso no mundo da decoração. Podem ser colocadas em todos os locais da casa (cozinha, sanitário, varanda, corredor e etc...). Não tenha receio de experimentar e de redecorar.

Combinação perfeita, velas e vidros: jarras, vasos e copos pouco usados podem sair dos armários para abrigar velas e serem colocados por todos os ambientes.
Guarde frascos de conservas, compotas e iogurtes para velas pequenas; e garrafas estreitas para velas compridas. Misture e agrupe vidros, formatos, tamanhos e cores diferentes para uma decoração com velas bem original.
Veja o charme desse agrupamento de velas em xicaras de tamanhos variados.
Os candelabros e castiçais são peças de decoração coringas, elegantes e nunca saem de moda. Podem ser colocados em locais inesperados: mesa do hall de entrada, cozinha ou no chão da sala de jantar.
Tenho umas garrafas com velas na minha churrasqueira, na área externa da casa.
Uma tendência em decoração de interiores é colocar nos degraus da escada velas em vários tamnhos e diametros.
Lanternas iluminadas por velas e colocadas harmonicamente sobre os peitoris das janelas, ficam fofas. É uma forma segura também de as espalhar por toda a casa.
Gaiolas de pássaro vintage com algumas velas, ficam bem interessantes.
Se você mora no sul do país e tem uma lareira, aproveite para decora-la com velas, quer estejam colocadas sobre uma bandeja, em castiçais ou dentro de copos de vidro.
Brinque com um conjunto de velas em cores e tamanhos distintos.
Velas encostadas a um lado da outra em copos, com detalhes coloridos (botões colados em copos de vidro), o efeito é muito cozy.
Receita para você mesma fazer sua vela artesanal
Nenhum comentário:
Postar um comentário