sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Hoje veremos matérias à respeito de um País também muito interessante, o Iêmen.
Seus território, seu povo, suas culinária, seus costumes, assim, poderemos conhecer mais um pedacinho do Oriente Médio.
Um lugar do Mundo com tantas diferenças culturais, mas que podemos aprender e muito com esses povos antigos.

Iémen





الجمهورية اليمنية
(Al-Jumhuriyyah al-Yamaniyah)

República do Iémen
Bandeira do Iémen
Brasão de armas do Iémen
Bandeira Brasão de armas
Lema: nenhum
Hino nacional: "الجمهورية" ("República Unida")
Gentílico: iemenita, sul-iemenita[1]

Localização  República do Iémen
Capital Sana
15° 24' N 44° 12' E
Cidade mais populosa Sana
Língua oficial Árabe
Governo Sistema Presidencialista
 - Presidente Ali Abdullah Saleh
 - Vice-presidente Abd al-Rab Mansur al-Hadi
 - Primeiro-ministro Ali Muhammad Mujawar
Independência  
 - Iémen do Norte 1º de novembro de 1918, do Império Otomano 
 - Iémen do Sul 30 de novembro de 1967, do Reino Unido 
 - Unificação 22 de maio de 1990 
Área  
 - Total 527.968 km² (48.º)
 - Água (%) <0,1
 Fronteira Arábia Saudita (N) e Omã (E)
População  
 - Estimativa de 2008 23.013.376 hab. (48.º)
 - Densidade 39 hab./km² (136.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
 - Total US$ : 52.050 bilhões (145.º)
 - Per capita US$ : 2.335 (132.º)
Indicadores sociais
 - Gini (1998) 33,4 [2]  – médio
 - IDH (2010) 0,439 (133.º) – baixo[3]
 - Esper. de vida 62,7 anos (147.º)
 - Mort. infantil 58,6/mil nasc. (148.º)
 - Alfabetização 54,1% (155.º)
Moeda Rial iemenita (YER)
Fuso horário (UTC+3)
 - Verão (DST) não observado (UTC+3)
Clima Árido e semiárido
Org. internacionais ONU, OCI, Liga Árabe
Cód. ISO YEM
Cód. Internet .ye
Cód. telef. +967
Website governamental http://www.yemen
parliament.com/

Mapa  República do Iémen
O Iémen, Iémene[ ou Iêmen (português brasileiro)(em árabe اليَمَن, transl. al-Yaman) é um país árabe que ocupa a extremidade sudoeste da Península da Arábia. É limitado a norte pela Arábia Saudita, a leste por Omã, a sul pelo mar da Arábia e pelo golfo de Áden, do outro lado do qual se estende a costa da Somália e a oeste pelo estreito de Bab el Mandeb, que o separa de Djibouti, e pelo mar Vermelho, que providencia uma ligação à Eritreia. Além do território continental, o Iémen inclui também algumas ilhas situadas ao largo do Corno de África, das quais a maior é Socotorá. A capital é Sana.
Em 22 de Maio de 1990 foi criada a República do Iémen, resultando da unificação entre a República Árabe do Iémen (ou Iémen do Norte) e a República Democrática do Iémen (ou Iémen do Sul). A República Árabe do Iémen tinha-se tornado independente do Império Otomano em Novembro de 1918 e a República Democrática do Iémen alcançou a independência do Reino Unido em 30 de Novembro de 1967. A ilha de Socotorá, localizada estrategicamente na entrada do golfo de Áden, foi incorporada ao território iemenita em 1967.

Geografia

O Iémen é formado pela união das antigas República Árabe do Iémen (ou Iémen do Norte) e a República Democrática do Iémen (ou Iémen do Sul). Ao norte encontra-se o território mais fértil de toda a península Arábica, área que junto com o vale de Hadhramaut, era chamada de "Arábia Feliz. É composto por uma faixa costeira semidesértica, ao longo do mar Vermelho e de uma zona montanhosa mais úmida no interior, onde se desenvolve a agricultura (sorgo para consumo interno e algodão para exportação). O tradicional cultivo de café moca foi gradativamente substituído pelo do qat, planta com propriedades narcóticas. O clima é tropical, com temperaturas altas, sobretudo em Tihmah, onde as precipitações são abundantes, e na parte oriental. O sul, é montanhoso e seco, com falta de rios perenes, sendo dois terços do território desérticos ou semidesérticos. Nos vales e oásis (1,2% do território) desenvolve-se o cultivo de milho, algodão e café. O país carece de recursos naturais, sendo a pesca um recurso importante.

Demografia

Eis alguns dados sobre a demografia do Iémen:
  • Composição étnica: os iemenitas são árabes; há uma reduzida minoria persa no litoral norte.
  • Religião: islamismo (oficial). Muçulmanos, 99,9%; outros, 0,1.
  • Idiomas: árabe (oficial).

Política

O chefe de Estado do Iémen é o presidente, que é eleito para um mandato de sete anos. O presidente é responsável pela nomeação do vice-presidente, do primeiro-ministro e dos membros do governo. O poder legislativo reside no parlamento de duas câmeras. A câmara alta do parlamento recebe o nome de Shura, sendo composta por 111 membros nomeados pelo Presidente. A câmara baixa é constituída 301 membros eleitos para mandatos de seis anos.

Símbolos nacionais

Bandeira

A bandeira nacional do Iêmen foi adotada em 22 de maio de 1990, no mesmo dia que o Iêmen do Norte e o Iêmen do Sul se unificaram. O padrão de faixas vermelha, branca e preta também estava presente nas bandeiras destes países, simbolizando pan-arabismo, assim como as bandeiras do Egipto, Síria, Bandeira do Iraque, entre outras.
Segundo a descrição oficial, as cores significam:
  • Vermelho: representa o derramamento de sangue de mártires e unidade;
  • Branco: representa futuro brilhante;
  • Preto: representa o passado escuro.

Brasão de armas

O brasão de armas do Iémen retrata uma águia dourada com um pergaminho entre as suas garras. Sobre a rolagem está escrito o nome do país em árabe: الجمهورية اليمنية ou Al-Jumhuriyyah Al-Yamaniyah. O peito da águia contém um escudo que retrata plantas de café e os Marib Dam, sendo que abaixo se encontram quatro listras azuis e três listras brancas, em forma de ondulação. Os suportes, à direita e à esquerda da águia, seguram a Bandeira do Iémen.

Hino nacional

"República Unida" é o hino nacional do Iémen. Escrito por Abdallah "al-Fadhool" Abdulwahab Noman e composto por Ayob Tarish, foi o hino da República Popular Democrática do Iémen (Iémen do Sul) e tornou-se o hino de todo o Iémen, com a unificação dos dois em 1990.

Forças Armadas

Criadas em 1990, as Forças Armadas do Iêmen são compostas do Exército, da Marinha, e da Força Aérea. Elas tem um papel importante na história do país, principalmente nos últimos conflitos que o Iêmen esteve envolvido.

Subdivisões

Mapa de subdivisões do Iêmen.
O Iémen está dividido em 19 muhafazat ("províncias", singular - muhafazah) e uma cidade (capital):
  1. Abyan
  2. 'Adan
  3. Ad Dali'
  4. Al Bayda'
  5. Al Hudaydah
  6. Al Jawf
  7. Al Mahrah
  8. Al Mahwit
  9. 'Amran
  10. Dhamar
  11. Hadramaut
  12. Hajjah
  13. Ibb
  14. Lahij
  15. Ma'rib
  16. Sa'dah
  17. Sanaá
  18. Shabwah
  19. Ta'izz

Economia

A economia do Iémen é predominantemente rural e agrícola. É favorecida, nesse aspecto, por ser a única região da península árabe com chuvas regulares.
Das rendas originadas pelas exportações, 95% são devidas ao petróleo. É, no entanto, o país mais pobre do Médio Oriente.
A expulsão de mais de um milhão de trabalhadores iemenitas da Arábia Saudita durante a Guerra do Golfo, em 1990, teve como consequência um acentuado declínio económico.
Eis alguns indicadores da economia do Iémen:

Cultura

A cultura no Iémen é toda ela baseada no Islão e no Alcorão, sendo este último justificação para o modo de vida iemenita e todos os actos praticados. No Iémen o sexo masculino manda e o feminino obedece. As mulheres iemenitas vivem toda a sua vida subjugadas: antes da puberdade ao pai e após a puberdade ao marido que lhe é destinado sem qualquer intervenção na escolha do mesmo. A pobreza e os costumes tribais levam a que muitos homens vendam as suas próprias filhas a homens mais velhos para casarem. Apesar dos esforços para alterar a idade mínima legal para casar para os 17 anos, é normal no Iémen garotas com menos de 15 anos se casarem. Estes esforços foram considerados inaceitáveis pelos religiosos e líderes tribais do Iémen. No Iémen e em pleno séc. XXI continuam a ser praticadas várias ofensas aos direitos humanos, em particular aos direitos da mulher.

Feriados

Data Feriado Observação
1 de Maio Dia do Trabalho
22 de Maio União Nacional Celebra a unificação da República Iêmem
26 de Setembro Dia da Revolução 1962 Celebra a revolução contra os Iêmens do norte
14 de Outubro Dia da Revolução 1964 Celebra a revolução contra Britânicos no sul
 30 de Novembro Dia da Evacuação Saída do último soldado Britânico do Iêmem do Sul.                          Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário