terça-feira, 5 de julho de 2011

O chá


Sem dúvida que o primeiro chá bebido na corte inglesa por D. Catarina de Bragança lhe terá sido enviado de Lisboa vindo da China via Macau, primeiro entreposto comercial entre o Ocidente e o Oriente (desde 1557).

A rainha Catarina terá ensinado a preparar o chá e a bebê-lo acompanhado de bolos. E passou a ser preparado em bules de porcelana. Pensa-se que a princesa portuguesa, ou alguma dama da sua comitiva, terá levado para a corte inglesa a receita do doce de laranja, preparado na zona de Vila Viçosa, onde este fruto abunda. A verdade é que o termo «marmalade» é a palavra portuguesa «marmelada», que é confeccionada com marmelo, fruto que não era conhecido em Inglaterra. A «marmalade» inglesa é doce de laranja. A «marmelada» portuguesa entrou em Inglaterra em 1495 .

Pelo facto de D. Catarina de Bragança estar para sempre ligada à introdução do chá nas ilhas Britânicas, aproveitamos para falar da origem do chá.

Como é sabido o chá e originário do Tibete (China).

Desde o seculo XIII e IX que era já tomado, não só como bebida reconfortante nos dias frios dessa região quase sempre gelada, mas também como bebida medicinal calmante ou estimulante consoante o tempo de infusao das folhas. Entrou no Japao no seculo VIII ou IX, através de monges budistas e passou a sua preparação a um rito religioso numa cerimónia onde cada gesto tem um significado.
Fonte: Blog Curiosidades da História

Nenhum comentário:

Postar um comentário