sábado, 16 de julho de 2011

História da arte ocidental



Creation of Adam (Michelangelo) Detail.jpg
A história da arte ocidental diz respeito ao estudo, registro e discussão do desenvolvimento da arte em sua manifestação na evolução da sociedade ocidental. Esta história apresenta diferenças significativas em relação à evolução da arte no mundo oriental. Os estudos que tradicionalmente se faziam sobre história da arte normalmente levavam em consideração apenas a evolução deste campo da arte devido ao eurocentrismo corrente no mundo ocidental. Este estudo, no entanto, ao se considerar a cultura ocidental como elemento fundamental da vida contemporânea, faz-se necessário a fim de se compreender o alcance da arte ao redor do mundo, recebendo influências e sendo influenciada por outros movimentos. Estudiosos como Giulio Carlo Argan, por exemplo, consideram a arte contemporânea um desdobramento da crise da arte enquanto ciência europeia.
Esta história pode ser considerada predominantemente restrita ao contexto europeu por mais de três milênios: o núcleo principal da arte ocidental permaneceu no continente europeu até meados do século XX, especialmente após a II Guerra Mundial, quando o eixo desloca-se dali para os Estados Unidos.

Arte antiga

É na Antiguidade que surgem os primeiros conceitos teóricos a respeito da sistematização e estudo das artes. Ainda que cubra um período bastante longo, destaca-se aí a formulação da estética clássica, reunindo as culturas grega e romana.
Durante praticamente toda a Antiguidade, a arte esteve bastante associada às necessidades formais dos rituais religiosos: as várias formas de produção artística (pintura, escultura, arquitetura), buscavam de alguma forma trazer para o mundo mortal os valores do mundo divino. Esta visão de arte é especialmente encontrada nos egípcios e babilônios. Os gregos e romanos, porém, ainda que cultivem esta necessidade, caminharão para uma arte com novos significados. A arte, para eles, tornar-se-á uma forma de humanismo.
Não existia a noção de perspectiva, que só foi (brevemente) desenvolvida pelos gregos, em um conceito chamado escorço, mas ainda não sistematizado (algo que será feito apenas no Renascimento). Desta forma, a pintura egípcia, por exemplo, caracterizou-se por propor uma realidade em suas pinturas que se mostrava não apenas bidimensional como simbólica: os personagens de maior importância, como os faraós, eram representados em uma escala bem maior que as demais figuras.

Arte clássica: Grécia e Roma

Estatuaria classica Os gregos são responsáveis pelo conceito de arte que permeará praticamente toda a produção ocidental durante mais de 2000 anos. A palavra grega para a arte é tekné, que também significa técnica ou ofício. Este conceito está associado à ideia de mímese, que considera que no mundo real, a manifestação artística deve representar a busca do ideal. O ideal, para os gregos, é representado pela Perfeição da Natureza, desta forma, a arte deve ser perfeita. Portanto, segundo o ponto de vista clássico, a arte é imitação da Natureza, mas não se resume a um simples retrato dela, mas à busca de uma Natureza ideal e universal. A busca deste ideal universal de Natureza é, para a arte clássica, a busca da Beleza universal, pois a Natureza, sendo perfeita, é bela. Não existe separação, segundo este ponto de vista, entre arte, ciência, matemática e filosofia: todo o conhecimento humano está voltado à busca da perfeição.
Os gregos são responsáveis também por uma série de avanços do ponto de vista técnico da produção artística. A arte grega por excelência foi a escultura: os gregos desenvolveram-na de forma impressionante, considerados os exemplares de outras culturas do mesmo período. A busca pelas relações naturais perfeitas levou também a que a estatuária grega estabelecesse determinados padrões de beleza que a tornavam, ainda que absolutamente naturalista, distante da realidade cotidiana. As proporções dos corpos humanos ideais seguiam normas rígidas, de forma que a produção escultórica fosse uma busca e uma consequência destes padrões: como exemplo, a altura do corpo masculino deveria possuir aproximadamente sete vezes e meia a altura da cabeça. Esta canonização chegou até os dias atuais principalmente pela preservação dos textos vitruvianos durante a Idade Média, mas é possível que tratados diversos possuíssem regras diferentes.

Arte medieval

Pintura medieval: pedagógica, religiosa
Durante a Idade Média a arte esteve predominantemente comprometida com o projeto de difusão e propaganda do Cristianismo europeu. Durante este período, visto que a vasta maioria dos camponeses era iletrada, as artes visuais eram o principal método para comunicar as ideias religiosas aos fiéis, juntamente da apresentação de sermões. A Igreja Católica era uma das poucas instituições ricas o suficiente para remunerar a obra dos artistas, e portanto a maior parte das obras eram de natureza religiosa (condicionando o que se conhece por arte sacra).
Desde a queda do Império Romano, muitas das técnicas artísticas desenvolvidas na Grécia Antiga foram perdidas, o que levou a pintura medieval a ser predominantemente bidimensional. Como não havia nenhuma noção de perspectiva na produção artística do período, as personagens retratadas eram pintadas maiores ou menores de acordo com sua importância e seu simbolismo e não de acordo com sua posição relativa à tela e ao olho do observador. Ao lado da pintura, a tapeçaria era a mais importante forma de arte medieval: as peças de tapeçaria eram elementos necessários para manter o calor interno dos castelos no inverno (os quais eram construídos predominantemente com pedra). A mais famosa tapeçaria medieval é o ciclo conhecido como A senhora e o unicórnio.
As duas principais manifestações arquitetônicas (principalmente relacionadas à construção de catedrais) eram o românico (até meados do século XII) e o gótico (de meados do século XII em diante). Apesar de ambas serem normalmente associadas a diferentes períodos históricos, elas nunca deixaram de ser construídas e eventualmente manifestavam-se paralelamente. Destaca-se também a formação das corporações de ofícios, especialmente durante o período do Renascimento comercial, reunindo artesãos que detinham o monopólio do conhecimento prático de determinado assunto.
Vale ressaltar que o povo durante a Idade Média não possuía o hábito da leitura, visto que eram poucos aqueles que tinham acesso à escrita e que podiam ler. Portanto, as artes visuais foram um dos principais meios encontrados pela Igreja Católica de passar para a sociedade os valores do cristianismo.
A maioria dos artistas medievais eram anônimos e o trabalho coletivo era bastante comum. Além disso, é difícil identificar artistas individuais no período.

O Renascimento

O homem vitruviano de Leonardo da Vinci é o símbolo do espírito humanista da Renascença. A arte do período reflete as características do desenho: classicismo, razão e simetria.
Durante a Idade Média europeia, as pinturas e esculturas tendiam a focalizar a religião, mais especialmente o Cristianismo. À medida que a Renascença emerge, porém, o foco dos artistas descola-se para o passado clássico, buscando influências na Grécia e Roma antigas, levando a profundas mudaas tanto nos aspectos técnicos quanto nos motivos e temáticas da pintura e escultura. Os pintores, então, passam a aumentar o realismo de seus trabalhos usando as novas técnicas da perspectiva (recém-redescoberta e bastante desenvolvida), representando mais autenticamente as três dimensões. A manipulação da luz e sombra, como o contraste de tom evidente nos trabalhos de Ticciano, foi aprimorada com as técnicas do chiaroscuro e do sfummato desenvolvidas por Leonardo da Vinci. Os escultores, também, redescobriram muitas técnicas antigas como o contrapposto.
Seguindo o espírito humanista do período, a arte tornou-se mais laica em suas temáticas, buscando motivos na mitologia clássica em adição aos temas cristãos. Este gênero de arte costuma ser chamado de classicismo renascentista. Os três mais influentes artistas renascentistas são Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti e Rafael Sânzio, pertencentes à Renascença italiana.
Outra figura igualmente importante mas menos conhecida do Renascimento (neste caso, da renascença flamenca) é Jan van Eyck, pintor neerlandês.
Períodos relevantes

Maneirismo e barroco


Retrato de Rembrandt.
Na arte europeia, o classicismo renascentista desmembrou-se em dois movimentos diferentes: o maneirismo e o barroco. O primeiro, uma reação contra a perfeição idealista do classicismo, empregou a distorção da luz e dos espaços da obra a fim de enfatizar seu conteúdo emocional e as emoções do artista. A arte barroca levou o representacionismo da Renascença para novos patamares, enfatizando detalhes e movimento na sua busca pela beleza. Talvez os mais conhecidos pintores barrocos sejam Rembrandt, Peter Paul Rubens e Diego Velázquez.
A arte barroca é frequentemente vista como parte da estratégia católica da Contrarreforma: o elemento artístico do revivescimento da vida espiritual na Igreja Católica. Além disso, a ênfase que a arte barroca deu à grandiosidade é vista como um reflexo do Absolutismo. Luís XIV disse: "Eu sou a grandiosidade encarnada", e muitos artistas barrocos serviram aos reis procurando por esse mesmo objetivo. Entretanto o amor barroco pelo detalhe é com frequência considerado como resultando em um excessivo ornamentalismo e, de certa forma, vulgar, especialmente quando o barroco evolui para o estilo decorativo do barroco. Após a morte de Luís XIV, o barroco floresceu por um curto período, decaindo em seguida. Com efeito, a aversão à ornamentação excessiva do barroco foi o ímpeto para o advento do neoclassicismo.
Períodos relevantes

Neoclassicismo, romantismo, academicismo, realismo

Artigos principais: Neoclassicismo, romantismo, academicismo, realismo
David é o neoclássico paradigmático
À medida que o tempo passava, muitos artistas colocaram-se contrários ao ornamentalismo dos estilos anteriores e buscaram a arte anterior, mais simples, do Renascimento, formando o que ficou conhecido por neoclassicismo. O neoclássico foi o componente artístico do movimento intelectual conhecido por Iluminismo, o qual era igualmente idealista. Ingres, Canova e Jacques-Louis David estão entre os mais conhecidos neoclássicos.
Da mesma maneira que o maneirismo rejeitava o classicismo, o romantismo rejeitava as ideias iluministas e a estética neoclássica. A arte romântica enfocava o uso da cor e do gesto a fim de retratar a emoção, mas, como o classicismo, usava a mitologia clássica e a tradição como uma importante fonte de simbolismo. Outro importante aspecto do romantismo foi sua ênfase na natureza e no retrato do poder e da beleza do mundo natural, sempre idealizados de acordo com um eu. O romantismo foi também um grande movimento literário, especialmente na poesia. Entre os maiores artistas românticos estão Eugène Delacroix, Francisco Goya, e William Blake.
A Liberdade Guiando o Povo, de Eugène Delacroix, é um dos quadros mais famosos do Romantismo.
Muitos artistas deste período tenderam a apresentar uma posição centralizadora que levou-os a adotar simultaneamente características diferentes dos estilos romântico e neoclássico, de forma a sintetizá-los. As várias tentativas tomaram lugar na Academia Francesa, e coletivamente são reunidas na arte acadêmica. Considera-se que William-Adolphe Bouguereau encabece esta tendência da arte.
No início do século XIX, porém, a feição da Europa tornou-se radicalmente alterada pela industrialização. A pobreza, miséria e desespero estavam para ser o destino do novo proletariado criado pela "revolução". Em resposta a estas mudaas acontecendo na sociedade, surgiu o movimento realista. O realismo procurou retratar acuradamente as condições e dificuldades das classes populares na esperaa de alterar a sociedade. Para o movimento, o artista deve representar o seu tempo, sem no entanto tomar um partido definido: deve retratar os pontos que considerar adequados, denunciando-os à sociedade. Em contraste com os românticos, que eram essencialmente otimistas com o destino humano, o realismo retratou a vida nas profundidades de uma terra urbana sem ordem. Como o romantismo, desenvolveu-se também como um movimento literário. Entre os grandes pintores realistas estão Gustave Coubert e Edouard Manet (este abre caminho para o impressionismo).
É interessante notar que, embora o neoclassicismo tenha sido deixado para trás quando do advento dos novos estilos, ele continuou a existir pontualmente e, em certos lugares, a arquitetura neoclássica perdurou até o início do século XX.
Períodos relevantes

Impressionismo, pós-impressionismo

Artigos principais: Impressionismo, Pós-impressionismo
Van Gogh representa uma das tendências do Pós-impressionismo.
Surgindo da ética naturalista do realismo, mas ao mesmo tempo afastando-se dela, cresceu um grande movimento artístico: o impressionismo. A fotografia surge tomando o lugar da pintura de retratos e os artistas se voltaram para a busca do elemento fundamental da pintura, a se destacar da fotografia. Acharam-no na luz e no movimento. Os impressionistas foram os pioneiros no uso da luz na pintura como forma de capturar a vida como vista pelos olhos humanos. Edgar Degas, Edouart Manet, Claude Monet, Camille Pissarro e Pierre-Auguste Renoir estavam todos envolvidos com o movimento impressionista.
Buscando novas formas de expressão ou de diálogo com a realidade, surgiram artistas que, embora com uma origem impressionista, destacaram-se do movimento, prevendo o advento do moderno. Genericamente chamados de pós-impressionistas, os integrantes deste grupo (que não possuía qualquer ligação formal, sendo que muitas vezes eram desconhecidos uns dos outros) incluíam Vincent van Gogh, Paul Gauguin e Paul Cézanne.

Arte moderna

Embora a conceituação da arte moderna seja complicada (dependendo do ponto de vista, ela pode abarcar períodos e movimentos diversos), costuma haver um consenso de que ela está estritamente relacionada com as vanguardas artísticas que se proliferaram no início do século XX, consideradas como um desdobramento da obra do trio Van Gogh-Gauguin-Cezànne. De qualquer forma, a ideia de moderno está em geral relacionada com uma nova forma de lidar com o problema estético, repudiando as regras da tradição e buscando o "espírito da época". Por causa disto, os vários movimentos ditos modernos são, muitas vezes, antagônicos.
Seguindo os impressionistas vieram os fauves, às vezes considerado como o primeiro gênero "moderno" da arte. Assim como os impressionistas revolucionaram o uso da luz, também os fauves o fizeram com a cor, ao repensá-la enquanto expressão. Após o fovismo, a arte moderna começou a se desenvolver em todas as formas, indo do expressionismo (preocupado na evocação da emoção através de trabalhos objetivos de arte) ao cubismo (repensando o espaço bidimensional e sua relação com o espaço tridimensional) e ao abstracionismo. Estas novas formas de arte aumentaram os limites das noções tradicionais do que é "arte" e correspondiam às mudaas similares que aconteciam na sociedade humana, na tecnologia e no pensamento.
O surrealismo é normalmente classificado como uma forma de arte moderna. Porém, os próprios surrealistas se propuseram o estudo do surrealismo como uma nova era na história da arte, dizendo que aquela noção (surrealismo enquanto uma das faces da arte do período) simplificava demasiadamente a complexidade do movimento (que não deveria ser um movimento artístico), não mostraria adequadamente a relação do surrealismo com a estética e falsamente o caracterizaria como um movimento restrito a um determinado período. Os surrealistas estavam preocupados com a escrita automática do ser humano, reveladora de seu subconsciente.
Outras formas de arte moderna (algumas das quais relacionam-se com a arte contemporânea) incluem:

Arte contemporânea

Ainda que o eixo cultural internacional continue sendo predominantemente ocidental, tendo em Nova Iorque e Paris suas capitais tradicionais, a arte praticada nos últimos 50 anos tem, em geral rompido com este limite: a arte praticada no Oriente, na África e outros locais tem ganho mais destaque. Desta forma, a arte deixa de estar limitada aos conceitos ocidentais tradicionais, incorporando novas culturas e afastando-a cada vez mais da ideia de uma "tradição artística vernácula". Há, porém, diversos críticos que alegam que, ainda que exista uma aparente internacionalização da cultura, o ideário ocidental continua sendo vendido como modelo, e tudo o que for estrangeiro é vendido (e consumido) como "exótico".
Entre os movimentos da arte contemporânea que se destacam estão:
Fonte: Wikipédia 


Vamos verificar agora os signos.
Esse mês, é o mês do Leonino

1. Horóscopo de hoje

Seu temperamento explosivo vai ser testado pelas contradições do céu. A Lua em Aquário estimula os relacionamentos e faz as pessoas quererem conviver socialmente. Mas o sensível Sol de Câncer pode mostrar coisas que se escondem atrás das aparências...

2. Recado dos astros para os leoninos

Segure um pouco a sua imaginação. Você pode se decepcionar muito quando perceber que as pessoas são apenas aquilo que são.

3. Céu de hoje para todos os signos

Com a Lua no começo do signo de Aquário, o clima fica mais leve, os espíritos ficam mais descontraídos e a imaginação pode correr mais solta. Com Netuno no signo de Peixes e a Lua se entendendo bem com Marte, Urano e Saturno, todas as fantasias estão permitidas e os limites da realidade perdem uma boa parte da sua importância...

4. A semana para Leão

A Lua Cheia que ilumina o eixo de Câncer/ Capricórnio vai pedir uma resposta concreta para uma questão que ja está atrapalhando a sua vida há algum tempo. O caminho da harmonia e paz interior está na meditação e na fé e um poder superior ou na capacidade de realizar todas as suas tarefas com perfeição. Um relacionamento novo pode chegar para lhe ajudar a compreender que estas são apenas duas faces da mesma moeda.

5. Perfil do Signo de Perfil de Leão

No tempo de Leão toda a energia da natureza está direcionada para a tarefa de dar frutos. Nessa época, ela está empenhada em mostrar que é capaz de repetir o ato mais nobre de Deus: criar um outro ser à sua imagem e semelhança. É por isso que as crianças que nascem neste tempo já nascem comprometidas com o desafio da criação.
Para os leoninos tudo na vida é um teste. Desde bebês eles encaram o difícil desafio de exteriorizar o seu mundo interior e serem reconhecidos por isso. Muitos sentem um imenso prazer com essa tarefa e vão fazer esta exteriorização de forma dramática. Alguns não se contentam com isso e vão se tornar atores para poder fazer a mesma coisa muitas e muitas vezes, com muitas e diferentes personalidades.
Muitas vezes eles parecem muito individualistas, mas temos que entender que eles precisam mesmo prestar atenção neles mesmos. Eles só podem criar a partir de um material que está dentro deles.
Poucas pessoas conseguem ficar indiferentes ao espetáculo de um leonino exibindo sua radiação solar para uma grande platéia. A arte parece que nasceu para eles. Só ela pode atender à necessidade leonina de estar só e concentrado em si mesmo e ao mesmo tempo produzir uma forte impressão na sociedade.
Mas existe um outro tipo de leonino. O leonino fechado, que não deixa escapar a luz do fogo intenso que o queima por dentro. Que não aguenta a possibilidade de se mostrar e não ser aprovado. Às vezes eles parecem mansos e tranquilos, mas não se engane. Em algum momento, ou em alguma área da vida eles vão achar um jeito de liberar essa imensa energia armazenada.




Horóscopo Leão 2011
Baseado no Livro da Lua 2011, de Márcia Mattos

23/07 a 22/08
Primeiro decanato: 23/07 a 01/08
Segundo decanato: 02/08 a 11/08
Terceiro decanato: 12/08 a 22/08


Ano novo, vida nova. Literalmente. Os leoninos já sentiram que o seu Sol estava brilhando mais forte e vigoroso em 2010, ainda que o segundo semestre possa ter deixado o céu um pouco nebuloso e incerto. Agora, em 2011, é hora de abrir a janela novamente e enxergar como o mundo é grande, e como você pode tudo; se realmente quiser.Só que esse querer, não dependerá só dos seus belos olhos e carisma arrebatador. Para conseguir se destacar, o leonino precisa se preparar. Principalmente os nascidos no segundo decanato devem se preocupar em rever os seus planos, ter bom senso nas suas decisões e não tomar os obstáculos e dificuldades como afronta pessoal.

Carreira e Finanças

Do jeito que você é, dá para ser! Isso quer dizer que alguma coisa você está fazendo certo. Aproveite principalmente o primeiro semestre, onde você verá que as oportunidades chegam com mais facilidade e naturalidade até você. E não é só o mundo que lhe sorri. A recíproca é verdadeira. Os leoninos que costumam colocar o "orgulho diante dos bois", tomarão atitudes mais bem pensadas e baseadas no bom-senso. Melhor do que isso, só o seu carisma, que também estará forte como nunca!

Se achar que algum curso ou especialização pode enriquecer o seu trabalho ou valorizar seu status como profissional, ainda tá em tempo de investir nisso também. Você precisará se organizar melhor, rever processos e procedimentos que envolvem o seu trabalho, por isso, nada como beber o conhecimento da fonte. Isso o ajudará a ser mais determinado e seguro frente a alguns conflitos e divergência de opiniões mais para o segundo semestre.

Relacionamentos

O ano começa cheio de gás e novas promessas para o coração, por isso, quanto menos você planejar, melhores são as chances de o cupido te pegar de jeito. Não finja, fique mesmo distraído! As relações tendem a aparecer no acaso, no inesperado e no mais improvável.

Os leoninos de primeiro decanato ainda devem repensar seu relacionamento atual. Agora vai ou racha! É tempo de avaliar os seus desejos de vida e se certificar se aquele parceiro ainda vale a jornada.

Os leoninos de segundo e terceiro decanato viverão somente nos próximos anos algumas transformações e questionamentos relacionados ao amor, porém, estarão menos românticos e até um pouco mais intolerantes. O problema lá na frente não será idealizar o amor, e sim atropelar o relacionamento...

Saúde

Os nascidos no primeiro decanato sentirão na maior parte do ano uma queda de vitalidade e energia. Maior sonolência, preguiça e prostração podem ser decorrência de uma baixa de imunidade, o que por sua vez, promove maior incidência de doenças.

Já os leoninos de segundo decanato passarão por trânsitos delicados durante este ano, exigindo maior comprometimento com a saúde e o cuidado de tratar qualquer contrariedade física, mesmo que lhe pareça sem importância. Se preocupe mais com a qualidade do que faz, e não com quantidade. Um grande número de atividades durante o dia podem lhe deixar sobrecarregado e desvitalizado, o que pode inclusive fazer com que você coloque seu corpo em risco, seja na direção de um carro, ou sob o stress do dia a dia.

Astrologia chinesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os doze signos da Astrologia chinesa.
A Astrologia chinesa (占星術 pinyin: zhàn xīng shù; 星學 pinyin: xīngxúe ; 七政四餘 pinyin: qī zhèng sì yú; e 果老星宗 pinyin: gǔo o xīng zōng) está relacionada ao calendário chinês e seu ciclo animal de 12 anos, conhecido como Zodíaco Chinês. Este sistema de previsão do futuro e também de descrição de tendências de traços de personalidade baseia-se neste Zodíaco, nos cinco elementos, no movimento cíclico dos astros e na antiga religião chinesa.

Apresentação

Os antigos astrônomos chineses chamavam os cinco planetas principais pelos nomes dos elementos; eles estavam associados com: Vênus ao Metal (ouro); Júpiter à Madeira; Mercúrio à Água; Marte ao Fogo; Saturno à Terra. De acordo com a Astrologia chinesa, diz-se que a posição destes planetas, junto com as posições do Sol, Lua, eventuais cometas no céu, bem como o momento do nascimento (horário) e o signo zodiacal podem determinar os traços da personalidade e o destino de uma pessoa.
Um laborioso sistema para computar a sorte e o destino de alguém baseado em sua data e hora de nascimento (conhecido como 紫微斗數 zǐwēidǒushù) é usado ainda regularmente na Astrologia chinesa contemporânea para prever a sorte de uma pessoa. As vinte e oito constelações chinesas (宿 xìu) são bastante diferentes das oitenta e oito constelações ocidentais. Por exemplo, a Ursa Maior (Ursa Maior) é conhecida como dǒu; o cinturão de Órion é conhecida como shen, ou o trio de semi-deuses "Felicidade, Fortuna, Longevidade". As sete constelações setentrionais são denominadas xúanwǔ (玄武). Xuan Wu é também conhecido como o espírito do céu setentrional ou o espírito da Água na crença Taoísta.
Em acréscimo às leituras astrológicas dos corpos celestes, as estrelas no céu formam a base de muitos contos de fadas. Por exemplo, o Triângulo de Verão é um trio composto por um boiadeiro (Altair), uma donzela tecelã encantada (Vega) e a fada "tai bai" (Deneb). Os dois amantes proibidos foram separados pelo rio prateado (a Via Láctea). A cada ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário chinês, os pássaros formam uma ponte sobre a Via Láctea. O boaideiro leva seus dois filhos (as duas estrelas em cada lado de Altair) através da ponte para reencontrarem sua mãe encantada. A "tai bai" fica "segurando a vela" para estes dois amantes imortais. Pesquise sobre "Qi Xi" para mais versões desta história.

Ciclos

Há um ciclo binário Yin Yang, o qual amplia o ciclo de 5 elementos para um ciclo de dez. Anos pares são Yang (+), anos ímpares são Yin (-). Visto que o ciclo zodíaco animal de 12 é divísivel por dois, cada zodíaco só pode ocorrer em Yin ou Yang: o Dragão é sempre Yang, a Serpente é sempre Yin, etc. Esta combinação cria um ciclo de 60 anos, começando com o Rato de Madeira e terminando com o Porco da Água. O ciclo atual começou no ano 1984.
Deste modo encontramos uma relação entre o signo e o elemento. Considerando o exemplo Dragão Yang (nascidos em 2000) pode-se afirmar que o seu elemento é Metal ativo. Já a Serpente (nascidos em 2001) sendo um signo de caráter Yin, é Metal passivo.

Cinco elementos

Roda celeste
Tanto o Yin quanto o Yang são subdivididos em Cinco Elementos (Água, Madeira, Fogo, Metal (Ouro ou Ferro), Terra) no topo do ciclo dos animais. Estes são, por sua vez, são considerados "modificadores" e afetam as características de cada um dos 12 signos, tornando-os mais ativos (Yang) ou passivos (Yin).
Os elementos são determinados de acordo com o signo lunar, o ano, o mês e a hora de nascimento, sendo que o elemento que predomina na personalidade de uma pessoa é aquele que mais aparece em seu mapa.
Cada elemento tem características que se aplicam tanto aos anos quanto aos animais. Cada um dos doze animais é governado por um dos cinco Elementos mais uma diretiva Yin ou Yang, divididos em 4 grupos:

Água

  • O Norte
  • Comunicação
  • Intuição
  • Sensitividade
  • Simpatia
  • Interatividade
  • Persuasão
  • Flexibilidade
  • Aspectos negativos: inconstância, passividade, volutibilidade.
'Governa'
  • Porco, Rato e Boi.
  • Anos terminados em 2 e 3, e quem nasce nesses anos, de acordo com seu signo.
  • Nascidos nas horas do Porco, Rato e Boi, e em seus meses.
  • Nascidos nos seguintes países: Brasil (ano Água - 1822), Cuba (porco - 1959), Equador (ano Água - 1822), China (boi - 1949), Argentina (rato - 1816), Chile (boi - 12/2/1818), Israel (rato - 1948).

Madeira

  • O Leste
  • Diplomacia
  • Criação
  • Crescimento
  • Renovação
  • Cooperação
  • Generosidade
  • Expansividade
  • Idealismo
  • Diversidade
  • Praticidade
  • Aspectos negativos: impaciência, insatisfação, entrega desmedida, dispersão, egoísmo.
'Governa'
  • Tigre, Coelho (Gato, Lebre) e Dragão.
  • Anos terminados em 4 e 5, e quem nasce nesses anos, de acordo com seu signo.
  • Nascidos nas horas do Tigre, Coelho e Dragão, e em seus meses.
  • Nascidos nos seguintes países: Japão (ano Madeira - 1945), Canadá (coelho - 1867).

[editar] Fogo

  • O Sul
  • Paixão
  • Criatividade
  • Movimento
  • Inovação
  • Improviso
  • Liderança
  • Dinamismo
  • Impulsividade
  • Originalidade
  • Extroversão
  • Aspectos negativos: agressividade, descontrole, exagero, hiperatividade, radicalismo.
'Governa
  • Serpente, Cavalo e Carneiro.
  • Anos terminados em 6 e 7, e quem nasce nesses anos, de acordo com seu signo.
  • Nascidos nas horas da Serpente, Cavalo e Carneiro, e em seus meses.
  • Nascidos nos seguintes países: Índia (ano Fogo - 1947), Itália (ano Fogo - 1946), EUA (ano Fogo - 1776), Brasil (cavalo - 1822), Rússia (serpente, ano Fogo - 1917), Equador (cavalo - 1822), Venezuela (carneiro - 1811), Argentina (ano Fogo - 1816), Chile (ano Fogo - 12/2/1818), Canadá (ano Fogo - 1867), Inglaterra (carneiro).

[editar] Metal (Ouro)

  • O Oeste
  • Individualismo
  • Auto-suficiência
  • Determinação
  • Inflexibilidade
  • Rigidez
  • Auto-confiança
  • Poder
  • Obstinação
  • Introspecção
  • Aspectos negativos: teimosia, intransigência, melancolia, solidão.
'Governa'
  • Macaco, Galo e Cão.
  • Anos terminados em 0 e 1, e quem nasce nesses anos, de acordo com seu signo.
  • Nascidos nas horas do Porco, Rato e Boi, e em seus meses.
  • Nascidos nos seguintes países: Japão (galo - 1945), Itália (cão - 1946), França (cão - 1948), EUA (macaco - 1776), Venezuela (ano Metal - 1811).

Terra

  • O Centro
  • Equilíbrio
  • Estabilidade
  • Segurança
  • Pragmatismo
  • Solidez
  • Organização
  • Prudência
  • Seriedade
  • Objetividade
  • Conservação
  • Aspectos negativos: lentidão, cautela excessiva, falta de criatividade, apego à rotina.
'Governa'
  • Anos terminados em 8 e 9, e quem nasce nesses anos, de acordo com seu signo.
  • Nascidos nos seguintes países: França (ano terra - 1958), China (ano terra - 1949), Israel (ano terra - 1948), Inglaterra (ano terra).

Adicionalmente, há a Terra que o governa quaisquer dos animais e é o elemento de equilíbrio central de todos os elementos. Ela também pode emprestar qualidades para todos os 12 animais.
Os elementos são também associados com cores. As correspondências tradicionais são verde e azul para Madeira, vermelho para Fogo, amarelo para Terra, branco para Metal e preto para Água. Alguns websites apresentam os anos pela cor e signo do zodíaco (em vez do signo animal e elemento). Veja, por exemplo, em Chinese Fortune Calendar e repare no título (em inglês). como na maioria das vezes aparece

Os doze animais do zodíaco

Características dos 12 Signos

De acordo com os astrólogos chineses, as características de um indivíduo poderiam ser determinadas pelo ano, mês, hora e lugar de nascimento. A realidade de tal previsão tem somente 60% de precisão, visto que alguém pode mudar de temperamento e atitude para melhor ou pior, a medida que os anos passam. O ambiente e nossa determinação podem afetar as características. As informações seguintes poderão lhe ajudar a se conhecer e se modificar para uma vida melhor e mais bem-sucedida.
  1. Rato (ou Camundongo)
  2. Boi (ou Búfalo)
  3. Tigre
  4. Coelho (ou Lebre ou Gato)
  5. Dragão
  6. Serpente (ou Cobra)
  7. Cavalo
  8. Cabra (ou Carneiro ou Ovelha)
  9. Macaco
  10. Galo (ou Frango, originalmente em chinês)
  11. o (ou Cachorro)
  12. Porco (ou Javali)

Animais interiores e animais secretos

É um erro bastante comum acreditar que existam somente os animais singulares designados pelo ano. Estes ciclos anuais representam como os outros lhe veêm: enquanto uma pessoa pode parecer ser um Dragão ela pode realmente ser uma Serpente internamente e um Boi secretamente. Combinado com os 5 elementos, isto dá 8640 combinações (5 elementos, 12 animais, 12 meses, 12 horas do dia).
O animal interior é assinalado pelo mês de nascimento. Isto determina sua vida amorosa e personalidade interior e é crítico para uma correta compreensão de sua compatibilidade com outros signos. Isto pode ser considerado aquilo que o indivíduo gostaria de ser, ou que acredita ser seu verdadeiro eu, como segue:
  • janeiro (1/1 a 31/1) - Boi/Água
  • fevereiro (1/2 a 29/2) - Rato/Madeira
  • março (1/3 a 31/3) - Macaco/Metal
  • abril (1/4 a 30/4) - Tigre/todos elementos
  • maio (1/5 a 31/5) - Serpente/Fogo
  • junho (1/6 a 30/6) - Cavalo/Fogo
  • julho (1/7 a 31/7) - Carneiro/Fogo
  • agosto (1/8 a 31/8) - Coelho/Madeira
  • setembro (1/9 a 30/9) - Galo/Metal
  • outubro (1/10 a 31/10) - Dragão/todos elementos
  • novembro (1/11 a 30/11) - Porco/Água
  • dezembro (1/12 a 31/12) - Cão/Água.

O animal secreto é determinado pela hora exata do nascimento e é o próprio signo verdadeiro na qual sua personalidade se baseia. É importante que seja compensado o horário de verão ou qualquer ajuste de hora realizado no seu país, visto que é mapeado de acordo com a posição do sol, e não com a hora local.
Diz-se que isto é crítico para o uso correto da Astrologia chinesa. Muitas demonstrações ocidentais do zodíaco chinês omitem o fato, bem como os elementos, para que sejam consumidas e compreendidas mais facilmente.

Os meses

Os doze animais também se aplicam aos meses lunares. O mês do nascimento afeta o animal interior de uma pessoa, conforme enunciado acima.
Longitude
Solar
Nome do Segmento Mês Lunar
(Ordinal - Nome)
315° 立春 lìchūn 1º - 虎 Tigre
330° 雨水 yǔshuǐ
345° 啓蟄 qǐzhé (驚蟄 jīngzhé) 2º - 兔 Coelho
春分 chūnfēn
15° 清明 qīngmíng 3º - 龍 Dragão
30° 穀雨 gǔyǔ
45° 立夏 lìxià 4º - 蛇 Serpente
60° 小滿 xiǎomǎn
75° 芒種 mángzhòng 5º - 馬 Cavalo
90° 夏至 xiàzhì
105° 小暑 xiǎoshǔ 6º - 羊 Cabra
120° 大暑 dàshǔ
135° 立秋 lìqiū 7º - 猴 Macaco
150° 處暑 chùshǔ
165° 白露 báilù 8º - 雞 Galo
180° 秋分 qiūfēn
195° 寒露 hánlù 9º - 狗 Cão
210° 霜降 shuāngjiàng
225° 立冬 lìdōng 10º - 豬 Porco
240° 小雪 xiǎoxuě
255° 大雪 dàxuě 11º - 鼠 Rato
270° 冬至 dōngzhì
285° 小寒 xiǎohán 12º - 牛 Boi
300° 大寒 dàhán

As horas

O zodíaco chinês é usado também para rotular as horas do dia, com cada signo correspondendo a uma "hora larga" ou shichen (時辰), a qual é um período de duas horas. (24 dividido por 12 animais) A hora larga na qual uma pessoa nasce é seu animal secreto, como enunciado acima.
A hora de nascimento determina o segundo signo da pessoa ou, então, seu signo ascendente na Astrologia chinesa. Diferente do conceito de signo ascendente da Astrologia ocidental, que diz que o ascendente toma conta da personalidade da pessoa ao longo de sua vida, substituindo o signo solar, na Astrologia chinesa o signo ascendente determinado pelo horário de nascimento funciona como um segundo signo, um "companheiro de estrada" que irá literalmente "dividir espaço" com o signo lunar, que é determinado pelo ano de nascimento.
Este segundo signo também irá conferir mais um elemento à personalidade da pessoa, o que acabará por reforçar alguns de seus aspectos, de acordo com os elementos do signo lunar, do mês, do ano e até do país de nascimento.
As horas seguintes estão na hora local de Pequim (UTC+8).
  • 23h - 1h: rato (Água)
  • 1h - 3h: boi (Água)
  • 3h - 5h: tigre (Madeira)
  • 5h - 7h: coelho (Madeira)
  • 7h - 9h: dragão (Madeira)
  • 9h - 11h: serpente (Fogo)
  • 11h - 13h: cavalo (Fogo)
  • 13h - 15h: cabra (Fogo)
  • 15h - 17h: macaco (Metal)
  • 17h - 19h: galo (Metal)
  • 19h - 21h: cão (Metal)
  • 21h - 23h: porco (Água)

Origens do Zodíaco Chinês

Os 12 animais (signos) do zodíaco (生肖 shengxiao) são, pela ordem, o rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro (ou cabra), macaco, galo, o, e porco. Existem muitas lendas para explicar a origem do zodíaco. Uma das mais populares, de forma resumida, diz o seguinte:
Foi confiada ao rato a tarefa de convidar os animais para que se apresentassem ao Imperador de Jade para um banquete, onde seriam escolhidos os signos do zodíaco. O gato era um bom amigo do rato, mas o rato enganou-o, fazendo com que acreditasse que o banquete seria no dia seguinte. O gato dormiu enquanto o banquete era realizado, imaginando que ocorreria no dia seguinte. Quando descobriu a verdade, prometeu ser o inimigo natural do rato pelas eras a partir dali.
Uma variação desta lenda descreve o Imperador de Jade preparando um grande banquete em seu palácio; o gato o ouviu a proclamação inicial e então o rato lhe contou que iria haver uma festa real, mas em vez de dizer a data correta, informou que se realizaria no dia seguinte. A todos os animais que lá chegaram naquela noite, foi garantido um lugar especial como animal do zodíaco - o gato só apareceu no dia seguinte, apenas para descobrir que o banquete já havia terminado.

O calendário lunissolar

Visto que o (tradicional) zodíaco chinês segue o calendário chinês (lunissolar), a data da mudança para os signos do zodíaco é o Ano novo chinês, não o 1 de Janeiro como no calendário gregoriano. Logo, uma pessoa que nasceu em Janeiro ou no início de Fevereiro pode ter o signo do ano precedente. Por exemplo, 1990 foi o ano do cavalo, mas alguém nascido de 1 de Janeiro a 26 de Janeiro de 1990, nasceu no ano da serpente (o signo do ano anterior), porque o ano do cavalo de 1990 começou em 27 de Janeiro de 1990. O início de um novo zodíaco também é celebrado no Ano novo chinês junto com muitos outros costumes.
Muitas calculadoras de signos online darão o signo errado se a pessoa tiver nascido em Janeiro ou no início de Fevereiro.
Existem alguns textos astrológicos mais recentes que seguem o calendário agrícola chinês (o jie qi), e por conseguinte colocam a mudança dos signos do zodíaco no período solar li chun (início da primavera), na longitude solar de 315 graus. (Ver Calendário chinês)

Tabela do calendário e zodíaco lunar

Zodíaco chinês para o século presente e passado (Nota: primeira e segunda colunas: 1900-1960. Terceira e quarta colunas: 1960-2020.) (O início do signo do zodíaco chinês é geralmente definido como o "lìchūn" do ano, não o primeiro dia do ano novo chinês como visto.)
1900-1960 1960-2020 Elemento Signo
Início Fim Início Fim
1900 Jan 31 1901 Fev 18 1960 Jan 28 1961 Fev 14 金 Metal Rato
1901 Fev 19 1902 Fev 07 1961 Fev 15 1962 Fev 04 金 Metal Boi
1902 Fev 08 1903 Jan 28 1962 Fev 05 1963 Jan 24 水 Água Tigre
1903 Jan 29 1904 Fev 15 1963 Jan 25 1964 Fev 12 水 Água Coelho
1904 Fev 16 1905 Fev 03 1964 Fev 13 1965 Fev 01 木 Madeira Dragão
1905 Fev 04 1906 Jan 24 1965 Fev 02 1966 Jan 20 木 Madeira Serpente
1906 Jan 25 1907 Fev 12 1966 Jan 21 1967 Fev 08 火 Fogo Cavalo
1907 Fev 13 1908 Fev 01 1967 Fev 09 1968 Jan 29 火 Fogo Cabra
1908 Fev 02 1909 Jan 21 1968 Jan 30 1969 Fev 16 土 Terra Macaco
1909 Jan 22 1910 Fev 09 1969 Fev 17 1970 Fev 05 土 Terra Galo
1910 Fev 10 1911 Jan 29 1970 Fev 06 1971 Jan 26 金 Metal o
1911 Jan 30 1912 Fev 17 1971 Jan 27 1972 Fev 14 金 Metal Porco
1912 Fev 18 1913 Fev 05 1972 Fev 15 1973 Fev 02 水 Água Rato
1913 Fev 06 1914 Jan 25 1973 Fev 03 1974 Jan 22 水 Água Boi
1914 Jan 26 1915 Fev 13 1974 Jan 23 1975 Fev 10 木 Madeira Tigre
1915 Fev 14 1916 Fev 02 1975 Fev 11 1976 Jan 30 木 Madeira Coelho
1916 Fev 03 1917 Jan 22 1976 Jan 31 1977 Fev 17 火 Fogo Dragão
1917 Jan 23 1918 Fev 10 1977 Fev 18 1978 Fev 06 火 Fogo Serpente
1918 Fev 11 1919 Jan 31 1978 Fev 07 1979 Jan 27 土 Terra Cavalo
1919 Fev 01 1920 Fev 19 1979 Jan 28 1980 Fev 15 土 Terra Cabra
1920 Fev 20 1921 Fev 07 1980 Fev 16 1981 Fev 04 金 Metal Macaco
1921 Fev 08 1922 Jan 27 1981 Fev 05 1982 Jan 24 金 Metal Galo
1922 Jan 28 1923 Fev 15 1982 Jan 25 1983 Fev 12 水 Água o
1923 Fev 16 1924 Fev 04 1983 Fev 13 1984 Fev 01 水 Água Porco
1924 Fev 05 1925 Jan 24 1984 Fev 02 1985 Fev 19 木 Madeira Rato
1925 Jan 25 1926 Fev 12 1985 Fev 20 1986 Fev 08 木 Madeira Boi
1926 Fev 13 1927 Fev 01 1986 Fev 09 1987 Jan 28 火 Fogo Tigre
1927 Fev 02 1928 Jan 22 1987 Jan 29 1988 Fev 16 火 Fogo Coelho
1928 Jan 23 1929 Fev 09 1988 Fev 17 1989 Fev 05 土 Terra Dragão
1929 Fev 10 1930 Jan 29 1989 Fev 06 1990 Jan 26 土 Terra Serpente
1930 Jan 30 1931 Fev 16 1990 Jan 27 1991 Fev 14 金 Metal Cavalo
1931 Fev 17 1932 Fev 05 1991 Fev 15 1992 Fev 03 金 Metal Cabra
1932 Fev 06 1933 Jan 25 1992 Fev 04 1993 Jan 22 水 Água Macaco
1933 Jan 26 1934 Fev 13 1993 Jan 23 1994 Fev 09 水 Água Galo
1934 Fev 14 1935 Fev 03 1994 Fev 10 1995 Jan 30 木 Madeira o
1935 Fev 04 1936 Jan 23 1995 Jan 31 1996 Fev 18 木 Madeira Porco
1936 Jan 24 1937 Fev 10 1996 Fev 19 1997 Fev 06 火 Fogo Rato
1937 Fev 11 1938 Jan 30 1997 Fev 07 1998 Jan 27 火 Fogo Boi
1938 Jan 31 1939 Fev 18 1998 Jan 28 1999 Fev 15 土 Terra Tigre
1939 Fev 19 1940 Fev 07 1999 Fev 16 2000 Fev 04 土 Terra Coelho
1940 Fev 08 1941 Jan 26 2000 Fev 05 2001 Jan 23 金 Metal Dragão
1941 Jan 27 1942 Fev 14 2001 Jan 24 2002 Fev 11 金 Metal Serpente
1942 Fev 15 1943 Fev 04 2002 Fev 12 2003 Jan 31 水 Água Cavalo
1943 Fev 05 1944 Jan 24 2003 Fev 01 2004 Jan 21 水 Água Cabra
1944 Jan 25 1945 Fev 12 2004 Jan 22 2005 Fev 8 木 Madeira Macaco
1945 Fev 13 1946 Fev 01 2005 Fev 9 2006 Jan 28 木 Madeira Galo
1946 Fev 02 1947 Jan 21 2006 Jan 29 2007 Fev 17 火 Fogo o
1947 Jan 22 1948 Fev 09 2007 Fev 18 2008 Fev 6 火 Fogo Porco
1948 Fev 10 1949 Jan 28 2008 Fev 7 2009 Jan 25 土 Terra Rato
1949 Jan 29 1950 Fev 16 2009 Jan 26 2010 Fev 13 土 Terra Boi
1950 Fev 17 1951 Fev 05 2010 Fev 14 2011 Fev 2 金 Metal Tigre
1951 Fev 06 1952 Jan 26 2011 Fev 3 2012 Jan 22 金 Metal Coelho
1952 Jan 27 1953 Fev 13 2012 Jan 23 2013 Fev 9 水 Água Dragão
1953 Fev 14 1954 Fev 02 2013 Fev 10 2014 Jan 30 水 Água Serpente
1954 Fev 03 1955 Jan 23 2014 Jan 31 2015 Fev 18 木 Madeira Cavalo
1955 Jan 24 1956 Fev 11 2015 Fev 19 2016 Fev 7 木 Madeira Cabra
1956 Fev 12 1957 Jan 30 2016 Fev 8 2017 Jan 27 火 Fogo Macaco
1957 Jan 31 1958 Fev 17 2017 Jan 28 2018 Fev 15 火 Fogo Galo
1958 Fev 18 1959 Fev 07 2018 Fev 16 2019 Fev 4 土 Terra o
1959 Fev 08 1960 Jan 27 2019 Fev 5 2020 Jan 24 土 Terra Porco

O Zodíaco Chinês em outros países

Os signos do zodíaco chinês também são usados por outras culturas. Por exemplo, eles surgem geralmente nos cartões e selos do Ano Novo Japonês. O Serviço Postal dos Estados Unidos e outros em vários países emitem um selo postal de "Ano do _____" a cada ano, em homenagem à esta herança chinesa. Todavia, aqueles que o estão familiarizados com o uso do calendário lunar chinês geralmente pensam que os signos mudam em 1º de Janeiro de cada ano. Aqueles que se interessarem pelo aspecto divinatório dos signos podem consultar uma tabela, como esta colocada acima.
O zodíaco chinês também é usado em alguns países asiáticos que estiveram sob a influência cultural da China. Todavia, todos os animais no zodíaco podem mudar nestes países.
Por exemplo, o zodíaco vietnamita é idêntico ao zodíaco chinês, exceto pelo quarto animal que é o gato, não o coelho, enquanto que o zodíaco japonês inclui o javali em vez do porco. Os hunos europeus usavam o zodíaco chinês completo com "dragão" e "porco". Este zodíaco turco-chinês esteve em uso nos Balcãs (Bulgária) bem como entrou na adoção pelos búlgaros da linguagem eslava e do cristianismo ortodoxo. Segue-se a ele o calendário huno ou calendário do zodíaco pagão turco-búlgaro, que se diferencia do zodíaco grego mas que está em conformidade com o chinês: Calendário Kam-Boyan

Calendário To

Nomes dos anos
  1. Kujgé - [Ano de] Saravana
  2. Shiger (Syger) - Artom (Touro)
  3. Kuman (Imén)
  4. Ügur - Tigre Myachè Ügur - Tigre
  5. Taushan - Lebre
  6. Samar - Dragão Birgün (Bergen, Birig, Baradj)- Dragão
  7. Dilan - Serpente
  8. Tuki (Tykha) - Cavalo
  9. Téké - Cabra (Carneiro)
  10. Bichin, Michin - Macaco
  11. Taguk - Galo, Galinha
  12. It - Cão
  13. Shushma - Javali
O Zodíaco Thaio é muito diferente do chinês exceto por uma pequena exceção. Ele usa uma cobra (Nagra) em vez do dragão.


Horóscopo Chinês
São ainda misteriosas as origens exatas dos doze animais da astrologia chinesa: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco. Mas esses animais continuam importantes para a astrologia chinesa e seu significado é muito mais amplo do que simplesmente representar a tendência geral do ano ou as possibilidades de felicidade ou infortúnio que nos aguardam. Os doze animais que são os signos da astrologia chinesa são considerados como um reflexo do próprio Universo.

Os chineses medem a passagem do tempo com ciclos de sessenta anos. Os doze animais astrológicos aparecem cinco vezes durante o ciclo de sessenta anos, surgindo de forma ligeiramente diferente a cada vez.
E então, a qual signo você pertence? Qual o seu caráter? Quais os signos compatíveis com o seu? Para saber mais sobre o assunto, aponte para o signo que corresponda ao ano em que você nasceu.
Animal Anos Animal Anos

Rato (Shu)
31/01/1900 a 18/02/1901
18/02/1912 a 05/02/1913
05/02/1924 a 24/01/1925
24/01/1936 a 10/02/1937
10/02/1948 a 28/01/1949
28/01/1960 a 14/02/1961
16/01/1972 a 02/02/1973
02/02/1984 a 01/02/1985
19/02/1996 a 07/02/1997

Boi (Niu)
19/02/1901 a 07/02/1902
06/02/1916 a 25/01/1914
25/01/1925 a 12/02/1926
11/02/1937 a 30/01/1938
29/01/1949 a 16/02/1950
15/02/1961 a 04/02/1962
03/02/1973 a 22/01/1974
20/02/1985 a 08/02/1986
08/02/1997 a 28/01/1998

Tigre (Hu)
08/02/1902 a 28/01/1903
06/02/1913 a 25/01/1914
13/02/1926 a 01/02/1927
31/01/1938 a 18/02/1939
17/02/1950 a 07/02/1951
05/02/1962 a 24/01/1963
23/01/1974 a 10/02/1975
09/02/1986 a 28/01/1987
29/01/1998 a 16/02/1999

Coelho (Tu)
29/01/1903 a 15/02/1904
14/02/1915 a 02/02/1916
02/02/1927 a 22/01/1928
19/02/1939 a 07/02/1940
06/02/1951 a 26/01/1952
25/01/1963 a 12/02/1964
11/02/1975 a 30/01/1976
29/01/1987 a 16/02/1988
17/01/1999 a 5/02/2000

Dragão (Long)
16/02/1904 a 03/02/1905
03/02/1916 a 22/01/1917
23/01/1928 a 09/02/1929
08/02/1940 a 26/01/1941
27/01/1952 a 13/02/1953
13/02/1964 a 01/02/1965
31/01/1976 a 17/02/1977
16/02/1988 a 05/02/1989

Serpente (She)
04/02/1905 a 24/01/1906
23/01/1917 a 10/02/1918
10/02/1929 a 29/01/1930
27/01/1941 a 14/02/1942
14/02/1953 a 02/02/1954
02/02/1965 a 20/01/1966
18/02/1977 a 06/02/1978
06/02/1989 a 26/01/1990

Cavalo (Ma)
25/01/1906 a 12/02/1907
11/02/1918 a 31/01/1919
30/01/1930 a 16/02/1931
15/01/1942 a 04/02/1943
03/02/1954 a 23/01/1955
21/01/1966 a 08/02/1967
07/02/1978 a 27/01/1979
27/01/1990 a 14/02/1991

Carneiro (Yang)
13/02/1907 a 01/02/1908
01/02/1919 a 19/02/1920
17/02/1931 a 05/02/1932
05/02/1943 a 25/01/1944
24/01/1955 a 11/02/1956
09/02/1967 a 29/01/1968
28/01/1979 a 15/02/1980
15/02/1991 a 03/02/1992

Macaco (Hou)
02/02/1908 a 21/01/1909
20/02/1920 a 07/01/1921
06/02/1932 a 25/01/1933
25/01/1944 a 12/02/1945
12/02/1956 a 30/01/1957
30/01/1968 a 16/02/1969
16/02/1980 a 04/02/1981
04/02/1992 a 22/01/1993

Galo (Ji)
22/01/1909 a 09/02/1910
08/02/1921 a 27/01/1922
26/01/1933 a 09/02/1934
13/02/1945 a 01/02/1946
31/01/1957 a 17/02/1958
17/02/1969 a 05/02/1970
05/02/1981 a 24/01/1982
23/01/1993 a 09/02/1994

Cão (Gou)
10/02/1910 a 29/01/1911
28/01/1922 a 15/02/1923
14/02/1934 a 03/02/1935
02/02/1946 a 21/01/1947
18/02/1958 a 07/02/1959
06/02/1970 a 26/01/1971
25/01/1982 a 12/02/1983
10/02/1994 a 30/01/1995

Porco (Zhu)
30/01/1911 a 17/02/1912
16/02/1923 a 15/02/1924
04/02/1935 a 23/01/1936
22/01/1947 a 09/02/1948
08/02/1959 a 27/01/1960
27/01/1971 a 15/01/1972
13/02/1983 a 01/02/1984






Nenhum comentário:

Postar um comentário