quinta-feira, 14 de julho de 2011

No dia seguinte, após, comermos tantas delícias, precisamos comer apenas saladas para mantermos a forma certo?

[Salada animosa]

null

Verde da alface americana, da endívia* e da cebolinha; roxo do radicchio*. Mas tem também o vermelhão fechado do presunto parma e o vermelhão aberto da pimenta biquinho*. Ah! E o marronzinho das nozes. Era para entrar uma fruta, mas a manga estava verde então eu optei por maças, mas como deixei pra colocar depois, esqueci, ó que pôxa!

Essa salada é ousada e ao mesmo tempo em que é leve, tem gosto marcante. Excelente para acompanhar carnes vermelhas.

Tempero imbatível de salada pra mim é classicão: sumo de limão, azeite honesto, sal, pimenta moída na hora e, quiçá, aceto balsâmico.


Endívia: verdura longa cujo gosto um certo amargo, lembra a chicória.
Radicchio: Embora mais se pareça uma minuatura de um repolho roxo, é também uma variedade da chicória. Também amargo no início deixa uma sensação forte e aveludada na boca depois de algum tempo.
Pimenta biquinho: pimenta mineira com levíssimo ardor, de comer rezando.


Magrelinha



Magrelinha, porque seguindo a linha longilínea dos tomates-pera, todos os demais ingredientes dessa saladinha tão corriqueira foram cortados em tirinhas compridinhas: depois dos tomates, cenouras, pimentão verde, cebola branca, manjericão (exceção, né? não dá), e queijo prima donna (a textura do parmesão é melhor, mas eu não resisti - sou DOIDA por prima donna). Cata aí umas sobrinhas de pão e faz uns croutons fresquinhos assados no azeite de oliva e ervas secas mesmo para o componente croc croc.



Com uma varinha de condão acrescente toques mágicos de flor de sal, azeite de oliva (investe num extravirgem, vai!), um vinagre bem bom no calibre de um balsâmico (opcional), pimenta do reino moída na hora. Misture delicadamente com a ponta de um garfo, cheire e coma com um grelhadinho num dia em que quiser fazer uma linha leve. Tipo assim, eu depois de um final de semana de um bocadinho de excessos.

A trilha é do chiquééééééééééééérrimo do Melodia: "O sol não adivinha, baby é magrelinha... no coração, no coração, no coração do Brasil..."

E vai, evolui gata, evolui para uma boa semana, de paz e amor!!!

Ah! Uma coisa nada a ver! Quem não viu Up Altas Aventuras ainda, corre !!!! =)

 saladas

null

Los dias frios se fueram, e a ca nosotros estamos num calorzito muy caliente e gostosito (e eu falo um espanhol fluente, como vocês podem perceber ... hohoho)

Noite quente e nenhuma vontade de ir pro fogão - resultado: uma salada caprichada e mais nada. Fala, tem dias que não precisa mais, né? Fora que eu estou com um ligeiro probleminha de ordem ...er... dental e ando comendo com muita, muita parcimônia (mas sobre isso eu nem vou falar porque senão daqui a pouco vocês vão achar que eu sou daquelas pessoas que inventam doenças, sabe? só digo que o siso e a apêndice só podem ser duas traquinagens da natureza - só servem para doer e mais nada)

Bem, voltando à salada... bastando ingredientes bons e frescos (se forem orgânicos é a glória), um molho gostoso para temperar e a refeição em dias calorentos está garantida. Minha salada eu fiz com o que tinha na gaveta de legumes - agrião, cebola, alface americana, rabanete, pepino japonês (já falei que detesto o outro né? vai entender) - e mais mussarela de nozinho desfiada, que nesse caso era de nozinho mas em formato palito (???) - não me perguntem a lógica porque eu também não entendi, tudo que eu sei é que a mussarela é boa e é da Balkis mas por que os nozinhos viraram palito... aí já é uma explicação que eu não tenho...rs.

Para o molho eu usei balsâmico, shoyu, azeite honesto, um bocadinho de nada de mel, alho torradinho, gergelim preto, orégano, sal e pimenta.



null
Simples e eficiente, como todo prato deveria ser =)
 
 
Salada de 7 cereais



Gente, quem foi que esqueceu o forno ligado, hein? Que calor é esse, braziu-iu-iu?
Mas ó... tô reclamando não. Eu curto esse climão-país-tropical =)

Mas vamos combinar que, com essa temperatura, só mesmo uma comidinha leve, de preferência geladinha né? Pois então! Essa saladinha que eu fiz com o 7 Cereais da Raris fez bem esse papel e ó, ficou boa demais viu?

Cozinhei o arroz em água com um bouquet garni. Depois de cozido, escorri, deixei esfriar e temperei como saladinha - usei herbs de provence (desculpa, mas a Silvia me trouxe de Paris, tá?), pimenta calabresa, sal, azeite e limão. Acrescentei uns micro tomatinhos sweet, um alho poró cortado fininho, uva passa e damasco picado e voilà! Delícia.

Então... por cortesia de São Pedro e do aquecimento global, está declarada oficialmente aberta a temporada de saladinhas!

E ó, existe vida além do alface + tomate, tá? =)
 
 
Saladas da Carolina Rangel



Antecipando o período de dietas, que é comum depois da comilança de natal e ano novo, resolvi repassar umas receitas de saladinhas bem gostosas e diferentes. Essas receitas foram fornecidas no evento Petrópolis Gourmet, participei do workshop de molhos, saladas e sucos. Esse workshop foi dado por nutricionistas, então pode cair de boca nessas saladas, por que além de deliciosas elas fazem muito bem pro corpitcho hehehe. O que fez mais sucesso foi a salada de canjica, confesso que no início não levei fé, mas não é que o troço é bom?!!! Espero que gostem!
Bjos


Salada Aveia com Passas

5 xícaras de aveia em grão cozido
1 xícara de pimentão vermelho em cubos pequenos
150 gramas de passas pretas hidratadas
1 xícara de aipo cortado enviesado
½ xícara de salsa picada

Molho
½ xícara de óleo de girassol ou milho
3 colheres de sopa de molho de soja
½ colher de sopa de alho amassado
2 colheres de chá de sal marinho

Salada de Canjica com cenoura

250g de milho branco para canjica
100g de cenoura cortada em Juliana e escaldada em água salgada
½ xícara de basílico cortado em Juliana fina
100g de agrião

Molho
1/4 de xícara de óleo de girassol
¼ de xícara de azeite de oliva extravirgem
¼ de xícara de vinagre de vinho branco
1 colher de sopa de sal marinho
1 colher de sopa de açúcar branco
½ xícara de iogurte natural de consistência cremosa

Colocar o milho de molho de véspera. Cozinhar até que fiquem macios. Escorra e deixe esfriar. Em uma bacia grande, misture todos o ingredientes do molho batendo com um batedor manual. Reserve.
Assim que o milho branco esfriar adicione ao molho a cenoura. Misture bem e deixe descansar na geladeira por 1 hora em um vasilhame tampado pra pegar gosto.
Na hora de servir junte o basílico (manjericão) ao milho branco misture bem. Faça uma cama com as folhas de agrião e arrume a salada por cima.
 
 
Salada de Folhas com ervas

2 pés de alface-romana cortados transversalmente em tiras largas
6 folhas de alface crespa roxa
¼ de pepino, cortado em rodelas finas
12 folhas grandes de manjericão fresco picado grosseiramente
5 cebolinhas-verdes grandes, picados bem fino
6 colheres de sopa vinagrete básico

Molho
Vinagrete básico (120 ml azeite de oliva extravirgem, 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto, 1 colher de chá de mostarda, 1 pitada de açúcar de confeiteiro (opcional)
Sal e pimenta do reino)
Misture todos ingredientes numa tigela adicionando sal e pimenta do reino a gosto. Como alternativa, coloque os ingredientes num vidro com tampa de rosca, tampe e agite bem.

Salada de beterraba e raiz forte

600g de beterraba crua descascada
1 cebola roxa pequena picada bem fino
1 colher de sopa de óleo de girassol
2 colheres de sopa de suco de laranja
2 colheres de chá de vinagre de vinho tinto
150 g de folhas para salada pequenas, como de beterraba, de espinafre, de mostarda, rúcula ou azedinha.

Molho
3 colheres de sopa de creme azedo
1 colher de chá de raiz forte fresca ralada ou
2 colheres de chá de molho de raiz forte
2 colheres de sopa de endro fresco picado e sal e pimenta do reino

Rale a beterraba numa tigela colhendo todos os sucos (isto também pode ser feito num processador de alimentos com um ralador grosso). Adicione a cebola e misture bem.
Misture numa tigela pequena óleo, suco de laranja e o vinagre. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Regue a beterraba e a cebola com esse molho e misture bem. Tampe e deixe marinar por 30 minutos (A salada pode ser preparada até esse ponto por até 24 horas na geladeira).
Coloque as folhas numa saladeira. Junte a beterraba marinada e misture.
 
  
Salada Hawaii



Queridas comadres, eu disse que ia mandar mais receitas, e enfim ca estou eu novamente e para variar sempre atrasada. Estas temperaturas negativas e estes nevoes deixam me completamente estressada,preciso de umas feriazitas, ja que nao posso ir pro hawai decidi fazer uma saladinha fresquinha e come la refastelada no meu sofa,claro com os aquecimentos da casa ligados nos 28 graus....SO PODE...NE???
sta receita e muito do olhometro, assim que deixo ao vosso bom senso.

INGREDIENTES:
peitos de frango
batata
ervilha, cenoura
ananas cortado aos cubos
maionese, para este genero de saladas eu mesma costumo fazer, senao tiver vontade use mesmo da helmans que eu considero a melhor no mercado.

PREPARACAO:
Coza o frango e depois de frio e so desfiar, noutra panela coza a batata com sal, coe e depois deixe arrefecer, pois agora so falta a ervilha e a cenoura, coza tambem e deixe esfriar.Agora e depois de tudo frio e so misturar tudo com o ananas e a maionese, temperar com pimenta a gosto, e VOILA...eis o resultado, eu usei cenoura ralada, e couve roxa tambem em juliana fininha pra decorar, e comer claro...BOM APETITE











Salada de Beringela e Abobrinha Grelhadas

null

Pode ser servido assim, como salada, mas também pode virar um antepasto, servido com torradinhas, pão taliano ou até mesmo pão sueco numa boa.

Primeiro eu fatiei beringela e abobrinha, deixei as fatias de molho em água com sal para não escurecer e levei para o grill. Uma vez grelhados, piquei grosseiramente e temperei com muito azeite extra virgem, vinagre, pimenta rosa, bastante salsinha, cebola e acertei o sal.

Fala, mais fácil que tirar doce de criança.

null

Eu gosto de grelhar também pimentões (sem pele) de diversas cores, mas hoje eu não tinha em casa*. Se você quiser pode incrementar ainda mais acrescentando azeitonas picadas, alcaparras, uvas passas, cebola roxa. E no tempero também dá pra viajar. Aliás, onde não dá né? ;)




Salada tropical



Sou super fa do Rainhas do Lar e por isso resolvi dar minha colaboracao para nossas amigas do site.
Esta receita e para quem é apaixonado por saladas como eu e nao tem restricoes em comer qualquer tipo de verdura ou legume,essa e demais !
Voce tem que ter:Alface,cenoura,brocolis,palmito picado,couve flor,ovo de codorna,abacaxi picado e azeitona recheada.
Arruma em um prato bem chique(ja que primeiro comemos com os olhos) e depois rega com azeite extra virgem de boa qualidade.
Ai vc faz um molhinho com catchup, maionese, oregano, azeite e mostarda.Mistura bem e rega a sua salada tropical !

Pronto,vc pode fazer como eu:Chama os amigos,toma um vinhozinho bem gostoso e serve essa salada dos deuses.
Bom apetite !!!! bjs



Salada com flores



Olá, rainhas, súditas e súditos. Neste final de semana prolongado, abri as portas do meu apê e, tendo vocês como inspiração, fui para a cozinha, de onde saiu uma massa inspirada em muitas postadas aqui. Foi um Farfalle com azeitona preta e abobrinha. Delícia aprovada. Mas o espetáculo mesmo foi na entrada, quando fiz uma saladinha muito linda para as minhas convidadas e que divido com as apreciadoras de um verdinho básico. Em tempos de gripe se alastrando e fazendo a gente se preocupar com qualquer espirro, nada melhor do que o agrião. Este ingrediente, já usado pela minha avó nos seus xaropes medicinais, estava todo lindo na prateleira com uma flor vermelha e amarela digna dos melhores arranjos. Diferente dos outros com folhinhas miúdas, este é mexicano e tem folhas mais gordinhas e as flores são totalmente comestíveis, o que me fez decidir por elas imediatamente e fazer as receita abaixo. O molho veio da revista Cláudia, mas ainda precisará de adaptações.
Então, segue a receita e a foto da minha amiga e cobaia Deire Assis.

Salada florida
1 maço de alface roxa baby
1 maço de agrião com flor
1 punhado de castanhas de caju
1 carambola cortada em formato de estrelas
¼ repolho roxo picado
Pão torrado com alecrim, que coloquei depois da foto para não tampar as flores.

Molho de melado
¼ xícara de azeite
3 colheres de sopa de melado de cana
Suco de dois limões
1 colher de chá de tomilho
Sal e pimenta do reino branco a gosto
Este molho, eu servi quente, por cima das torradas. 


Salada verde com uva



Essa salada eh bem pratica e refrescante mas nao tenho medidas, eh so acrescentar repolho verde picado, abacaxi em cubinhos e uvas verdes de preferencia sem caroco picadas, No liquidificador faca um molho com creme de leite, maionese e coentro, bata bem e misture a salada, verifique se necessita de sal, pimenta moida na hora e esta pronta. Espero que gostem.

Beijos
 

Hummm... Saladinhas!!!


Definitivamente eu sou louca por salada... claro que sempre dou uma incrementada, nunca como apenas alface com sal e azeite, até porque eu GOSTO de salada e não como com o intuito de perder peso. Particularmente sou apaixonada por alface americana, é a minha preferida... amo o “creck” que faz quando mastigo, é um item que sempre tenho na geladeira.

Um acompanhamento pra alface que não pode faltar é rúcula, acho que o azedinho dela casa perfeito com este tipo de alface que, para o meu paladar é um pouco mais adocicada. No mais, gosto de usar queijos de qualquer tipo e se for um queijo mais leve pode-se usar tomates secos ou temperinhos tipo pimenta branca, manjericão, orégano... ou extrapolar com sementes, as minhas preferidas são amêndoas (laminadas e torradas claro), castanha-do-pará, nozes (também torradas), gergelim... enfim, tudo de bom. É só ir colocando o que você gosta pra incrementar e apreciar o prato, os gostos... eu gosto de comer a salada antes do prato principal e costumo servir sempre antes também.

Para regar a salada também fica a seu critério, além do sal e azeite, você encontra milhares de opções desde os vinagres de vinho, balsâmicos, de arroz, molho de soja... limão... e os molhos prontos que tem no mercado também são ótimos, já provei de todos os tipos e o meu preferido é o “Parmesan” da Hellmann’s (bem calórico claro, mas eu adoro!).

Esta aqui, aprendi da Tia Célia de São João Del Rei, muito gostosa pra quem gosta de variar no sabor, leva espinafre bem lavadinho, escorrido e rasgado (não encontrei outro termo) com os dedos não muito pequeno, uva daquela maior cortada ao meio e sem o caroço, laranja em gomos também cortados ao meio e de preferência sem aquela pele, e maçã cortada em cubinhos (pra não ficar preta precisa ser feita na hora de servir), mistura tudo com creme de leite (aquele de caixinha é melhor porque é mais molinho). Pronto, é só servir. Pode provar mesmo se não gosta de espinafre porque é muito gostosa.

As outras receitas que tenho são de medidas, eu costumo usar tudo medido mesmo (claro que sem neuras) então vou colocar aqui 2 outras receitinhas (com medidas) as quais gosto muito.

1 repolho pequeno fatiado bem fininho, cebolinha picadinha e salsinha picadinha. Misture tudo e reserve.
1 colher (sopa) de manteiga, ½ xícara de gergelim crú, ¾ xícara de amêndoas laminadas. Coloque numa frigideira e frite até dourar. Reserve.
Num recipiente misture muito bem 1/3 xícara de azeite, 1/3 xícara de óleo de milho, 1/4 xícara de açúcar, 1/4 de xícara de vinagre de arroz, uma colher (chá) de pimenta-do-reino e 2 colheres (chá) de sal.
Na hora de servir coloque a mistura do repolho, a do gergelim e um pacote de macarrão instantâneo quebradinho cru num recipiente e misture bem, regue com o molho e sirva em seguida.

E a outra é esta, um pouco mais picante mas a combinação é muito gostosa...
1 colher de sopa de azeite e umas 10 nozes picadas, coloque numa frigideira e deixe tostar em fogo baixo mexendo sem parar. Retire do fogo e deixe esfriar em papel absorvente.
Coloque ½ copo de creme de leite fresco numa saladeira e bata até tomar corpo, misture 2 colheres (sopa) de suco de limão, 1 colher (café) de tabasco e sal a gosto. Reserve.
À parte, misture 1 pé de alface picado, 1 salsão (só a parte branca) picado, 1 maçã verde em cubinhos e as nozes. Incorpore o creme delicadamente até o molho penetrar bem nas folhas. Pronto, é só servir!
 
Salada Caprese




Salada italiana feita com fatias alternadas de tomate maduro e mussarela de búfala, cobertas por folhas de manjericão fresco, temperada com azeite de oliva extravirgem, pimenta de reino moída na hora e sal (no meu caso Fleur de Sel, desculpa).
Fonte: Rainhas do Lar



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário