quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pudim de iogurte com calda de morango


p0udim_iogurte.jpg

Olá comadres,
Mantendo a linha: "Delícias com Morango", vai essa receita de pudim de iogurte com calda de morango.

Bata no liquidificador: 2 potes de iogurte natural, 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite. Cozinhe por uns 40 minutos em banho maria.

Calda: uma caixa de morangos, água e açúcar o quanto baste para fazer uma calda grossa.

Claro que ficou delicioso mas um detalhe inconveniente, depois de algumas horas de desenformado, o pudim desprendeu muito soro.... Talvez se retirarmos o soro do iogurte antes do preparo fique ainda melhor.




Pudim de laranja da Crocks



Oi meninas do Rainhas,
eu sou mais uma viciada no blog de vocês. Tenho de entrar todos os dias para ver as novidades. Então, decidi contribuir também e deixar uma receitinha minha que faz muito sucesso aqui em casa, principalmente pela praticidade. Alguém aí já pensou em fazer um pudim em apenas 15 minutos? É isso mesmo!!! Em apenas 15 minutos você cozinha o seu pudim. Antes, com aquele tal de banho-maria, era, no mínimo, umas 2 horas de forno. Haja gás e paciência!!! Espero que vocês também aprovem e deliciem-se.
Beijos

Para o pudim: 1 lata de leite condensado, 250ml de leite integral, 250ml de caldo de laranja peneirado e 4 ovos.

Para a calda: 1 xícara de açúcar.

Calda (não leva água):
Levar o açúcar ao fogo e ficar mexendo até ele caramelizar.
Derramar sobre a forma de buraco no meio (21cm), cobrindo-a totalmente.
Deixe a calda endurecer na forma antes de jogar o pudim.
Pudim:
Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Para assar:
Panela de pressão:

Para isso, utilizar uma panela de pressão de 7,5l. Coloque 2 e 1/2 xícaras (chá) de água dentro da panela. Coloque a forma do pudim dentro da panela. Despeje o pudim na forma. Tampe a panela.
Comece a contar os minutos depois que começar a "pressão". Começada a pressão, abaixe o fogo.
Depois de 15 minutos, desligue o fogo e deixe a panela esfriar e sair a pressão naturalmente.
Só abra depois da panela estar fria.
Deixe o pudim esfriar totalmente e leve para a geladeira.
desenforme depois de bem geladinho, de preferência, no dia seguinte.

Obs.: Você pode utilizar este "modo de assar" para qualquer receita de pudim, quindim ou brigadeirão que você já tenha.
Aprendi esta técnica no MaisVocê.



P



Pudim de Tangerina com Gengibre



No liquificador, uma lata de leite condensado, mesma medida de suco de tangerina natural e integral (ali espremido pelas suas próprias mãos), e 3 ovos inteiros. Bate bem e transfere para uma tigela apenas para somar as raspas de gengibre e de 1/2 limão (ficaria monótono se as raspas fossem da própria tangerina), que não devem ser batidos no liquidificador pois queremos um granuladinho na massa, não queremos?

Para quem é de calda, a irmã já postou uma receita bacana aqui. Faça a metade para este pudim, que foi o meu caso, embora na prática eu não goste muito da calda no meu prato sobre o pudim, pois não sou chegada no açúcar. Acho que a calda dá uma cor bacana e é só por isso que eu a utilizo. Mas se a comadre não precisa de calda para ser feliz, basta untar a forma e levar a assar em banho-maria no forno médio pré-aquecido.

Não tem como dar errado. O nome disso é tiro certo, comadres, tiro certo!

A calda caramelada perfeita

a calda perfeita existe!

Uma das pesquisas no Google que mais traz leitores aos Rainhas é a busca por "calda de caramelo perfeita" ou variações disso - "como fazer calda para pudim", "quero uma calda muito boa para pudim" (aquele povo que "conversa" com o Google, vocês sabem), "como fazer calda caramelada", enfim. Aqui nos comentários também já me perguntaram várias vezes se eu tinha uma receita infalível de calda.
Bem, até então eu não tinha e fazia as minhas caldas sempre a olho e até que dava sorte, pois elas sempre ficavam boas. Só que agora minha cunhada me passou a tal receita infalível de calda e eu nem vou mais precisar contar com a sorte, ó que bacana?

2 xícaras de açúcar, em fogo baixo, mexendo até ficar douradinho. Em seguida, 1/2 xícara de água bem quente (e cuidado porque nessa hora espirra!), mexe e deixa lá, descansando um pouco enquanto você bate o pudim. Ela também diz que se nessa hora ainda tiverem alguns gruminhos de açucar não é pra esquentar, porque quando a calda estiver dando aquela descansadinha os gruminhos vão se dissolver.

null


Fácil, né? E uma calda perfeita tem que acompanhar um pudim igualmente perfeito, o que é o caso desse Pudim de Leite Jane Zanelati... mas isso fica pra outro post, na sequência, ok? =)

Pudim de Pão



Pão velho pode virar torrada mas também pode virar pudim... Para o chá do domingo a tarde é perfect.

Deixe 2 pãezinhos (francês) velhos e picados de molho no leite.
Bata esses pãezinhos no liquidificador com 2 ovos, um copo de açucar, um copo de farinha de trigo, 1 colher de manteiga sem sal, 1/2 copo de leite e uma colherzinha de chá de essência de baunilha. Depois de batido, acrescente uva passa branca sem semente e cravos.
Coloque em forma caramelada e leve ao forno em banho maria até que o palito saia limpinho.

Pudim de farinha



Oi moçada,olha eu aqui de novo.
Hoje estou mandando uma receita que já fazia muito tempo que não fazia porque tinha perdido mas consegui recuperar. Eu adoro pudim de leite condensado mas de vez em quando me dá uma vontade de comer aquele pudim que tinha nos carrinhos de doce que ficavam estratégicamente parados perto de uma escola ou uma praça. Dá uma saudade imensa da minha infancia e fico lembrando quando eu ajudava minha mãe fazer e assar no fogão a lenha.Nossa que saudade....
Vamos a receita;

Ingredientes:
4 ovos
2 xícaras de leite
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açucar
2 colheres de margarina

Calda:
1 xícara de açucar e 1/2 xícara de suco de laranja.

Modo de fazer:
Derreta o açucar e despeje o suco, deixe engrossar até dar o ponto de calda.
Coloque numa forma própria para pudim.
Bata os ingredientes no liquidificador e despeje por cima da calda.
Leve para assar em banho maria até que enfiando um palito ele saia seco.mais ou menos uns 50 minutos.
Se quiser pode acrescentar coco e queijo que também fica legal.
Um abraço a todas e espero que gostem...




pudim_cafe.jpg

Olá rainhas,
desde que fui "aplicada" neste blog por minha amiga Ferc, viciei totaaal!! Entrou todo dia e às vezes, mais de uma vez...rs Já fiz várias receitinhas daqui e todas maravilhosas!!! Quando tenho alguma dúvida tb, é aqui q venho consultar...
Este pudim de café fiz para esperar o maridão, no final de semana, pq sei que ele ama café e pudim de Leite Condensado, então foi juntar lé com cré pra agradar em cheio!!!
A receitinha é super fácil:

1 lata de leite condensado
3 ovos
1 lata de café feito beeem forte
Bate no liquidificador por no mínimo 3 minutinhos e depois é só deitar numa forma caramelizada, levar ao forno por mais ou menos 1h30min em banho maria.
Ficou divino!!!

PS: Katita, não sei se vc vai lembrar de mim, a conheci quando a Ferc esteve aqui pela terrinha e fizemos um tour pelo Pelourinho, q aliás foi sensacional!!!

Beijos
Gabi



Pudim de pão com calda de baunilha fake

null

Quando eu morava no interior, não podia sobrar pão que virava logo pudim. Algumas das famílias das comadres certamente tinham este hábito.

Boas lembranças daquela textura incrível do pão que vira pudim... de modos que remexendo algumas velhas receitas, encontrei essa aqui e reproduzi de pronto. Recomendada para aqueles, que como nós, não gostam de doces enjoativos.

Ferva 1 copo americano mal cheio de açúcar com uns 800ml de leite, depois junte o miolo de 2 pães de leite e faça uma papinha. Deixe esfriar e passe na peneira. Agora junte 6 gemas (junte as claras) e 3 ovos inteiros passados pela peneira; agora incorpore 4 claras batidas em neve, misture delicadamente e deite numa forma média de buraco no meio. Leve para assar em banho-maria, deixe esfriar e desenforme.

Enquanto o pudim estiver assando, prepare uma receita de pudim de baunilha de caixinha, depois junte 1 lata de creme de leite e 2 cálices de vinho do Porto (ou qualquer licor de sua preferência). Bata até obter mistura homogênea, cubra o pudim, decore com raspinhas e fofurinhas e frescurinas de sua preferência, e leve à geladeira.

Nota de rainha 1: Vai sobrar bastante calda, que é para você guarnecer as fatias no prato na hora de servir. Esta cobertura poderia ser qualquer outra que você tenha, ou possa inventar... de côco, de chocolate, de geléia de fruta derretida em banho-maria... fica à vontade, gata, o importante é evoluir na receita, imprimir a sua marca, a sua assinatura.

Notas de rainha 2: quer incrementar teu pudim? adicione 1 pires de queijo ralado OU raspas de laranja/limão OU raspas de gengibre à massa antes de levar ao forno. Eu já fiz todas as versões e não saberia dizer qual a mais bacana.



Quem me conhece, sabe que uma das minhas principais características é ser uma pessoa muito família. Nem sempre eu fui assim (uma mãe apenas 15 anos mais velha que a gente é por vezes bom e outras ruim) e nem sempre é bom ser assim (papéis invertidos, saca?) mas, hoje essa sou eu - a babona que adora mimar a mãe e a sogra no Dia das Mães.


* o almoço caprichado ainda teve o pudim da cunhada, que já é hit lá em casa, mas que eu nunca consigo fotografar porque sempre aparece o "monstro do pudim" (piadinha interna, né família? hohoho).
** as receitas virão na sequência.


***


***

Pudim Brigadeirão (microondas)



Receita vapt-vupt para dias de chuva (ou não)...

Bata no liquidificador: 1 colher sopa de manteiga derretida (no micro, 1 minutinho), 1 xícara de chocolate em pó, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite sem soro e 4 ovos.
Despeje em forma própria para microondas untada com manteiga e leve ao micro em potência alta por 10 minutos. Deixe descansar mais 5 minutos antes de desenformar, finalize com chocolate granulado e leve à geladeira.



Notinhas de rainha...
:: se você quiser um pudim mais molinho e cremoso, deixe metade do tempo no microondas - com esse tempo de micro (10 minutos) ele fica bem firme, durinho;
:: para ficar com mais cara de pudim, pode-se fazer uma calda, derretendo um pedaço de chocolate ao leite no microondas e misturando com creme de leite e conhaque (para ficar como um ganache, só que mais cremoso = usando mais creme de leite do que chocolate).

Pra comer olhando a chuva pela janela :)

Pudim gelado



Esta receita é antiiiga, quem me passou foi a Fer a alguns anos atrás (muitos na verdade, hehehe) e que eu repito sempre que quero agradar sem muito esforço na hora da sobremesa. Pra quem gosta de doce não tem erro e com os 40 graus que está fazendo aqui iria "mui bien"!

Leva ao fogo numa panela 5 gemas, 1 lata de leite condensado, 2 medidas da lata de leite e mexe sempre em fogo baixo até virar um creme mais consistente, deixa esfriar.
Na batedeira, bate as 5 claras em neve e acrescenta 8 colheres de açúcar, bate bem até ficar em neve de novo. Mistura delicadamente 1 lata de creme de leite sem soro e junta isso com o creme já frio.
Faz uma misturinha com 5 colheres de Nescau e 3 colheres de água e carameliza uma forma de pudim com ela, aí, coloca o creme do pudim dentro, tampa e leva pro congelador até congelar.
Pra desenformar tira uns minutinhos antes do congelador e pronto.

Receitinha do Brasil que certamente vai fazer sucesso por aqui porque esse povo adora doces com leite condensado...
Beijocas de domingo

Pudim de leite condensado

null

A sobremesa preferida da minha mãe.

***

Receita não tem porque todo mundo sabe decor e salteado a receita de pudim de leite condensado, certo?


Vá lá...
No liquidificador bata 1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite e 3 ovos (eu sei que tem gente que use 2x a medida de leite comum, mas eu gosto assim, com 1x só).
Depois é só despejar a mistura em forma caramelada e levar para o forno em banho-maria (eu sei que tem gente que não assa em banho-maria mas eu só asso pudim assim, desculpa aê) até ficar douradinho (o tempo varia muito colega, nem vem...rs).
Espere esfriar para desenformar.

***

O que? A calda?
Okey...rs

Na forma é só colocar 1 xícara de açucar (ou mais né comadre? vai depender também do tamanho da forma e da sua queda por calda)e levar ao fogo baixo até que esteja bem douradão. Daí é só juntar 1/2 xícara de água e mexer até o açucar dissolver.
Não me peçam para explicar a técnica da calda, do ponto de fio, do segredo do caramelado perfeito porque eu não tenho nada disso. Eu faço a minha calda e ela sempre fica perfeita.
Sei lá...talvez eu seja mágica ou talvez seja só intuição mesmo. Só sei que funciona :)

Pudim de Avelã com Fitas de Coco



Este pudim foi 100% inspirado pela irmã que além de entender muito do assunto, foi minha aliciadora e mentora no quesito formas de silicone. Encontrei umas formas lindas, coloridésimas e com preço bacaninha, comprei uma de pão e outra de pudim/bolo e chamei logo ela no canto para me dar as coordenadas.

- Irmã, como é que faz? Normal? Unta a forma? Põe em banho-maria? Taca na grelha do forno?

E a bicha, muito plácida e sabida, provavelmente lixando as unhas lá do outro lado...

- Normal, bicha... unta a forma só...carece de polvilhar não. E ó... põe a forma dentro de outra rígida. Sabe por que? Para facilitar na hora de tirar do forno porque ela é molenga, né?

Bom, de posse das informações secretas, meu pudim ficou escândalo, e eu me tornei uma amiga íntima das formas de silicone (quero falar delas adiante num outro post).



Numa tigela, 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente + umas 3 de açúcar, até ficar homogêneo; agora some um copo pequeno de Creme de Avelã com Cacau (Nutella), depois 3 gemas peneiradas (guarde as claras para a neve); agora meio pacote de biscoito Champagne triturado no liquidificador; nessa hora eu achei por bem pingar um tantinho de creme de leite fresco e duas gotinhas de essência de baunilha. Cheguei a pegar a garrafa de Bailey´s, mas desisti temendo "perder" o gosto de avelã. Por fim, as claras em neve, com uma pitada de sal, encorporadas ao creme de leve, em movimentos circulares, de baixo para cima, para não perder o aerado da massa.

Forno alto pré-aquecido, em banho-maria, coberto com papel alumínio por quase 1 hora! Depois desenforme, encha o orifício central com as fitas de coco (mas não deixe de fazer o pudim se não as tiver - estas foram o meu amigo Alfredo quem as fez e me presenteou) ou com outra fruta qualquer, mesmo fresca, e leve à geladeira por, pelo menos, 4 horas.

Loucura.


Pudim de requeijão da Rose

null

A minha amiga Rose é uma máquina de fazer doce. Ela já chega lá em casa dando batida nos armários e geladeira para ver o que pode ser transformado em guloseimas, o que ela vai precisar sair para comprar, e o seu compromisso não é só com qualidade, mas com quantidade. Ela não se conforma em fazer apenas um doce. Uma louca.

A Rô foi passar o carnaval conosco na casa da mamãe, e já no primeiro dia, fez o sorvete de jaca que eu já postei, doce de jaca, bolo de chocolate com coco e este pudim, tão fantástico quanto calórico, vou logo avisando.

E antes que essas malucas do sul e sudeste comecem a achar que o pudim é de requeijão cremoso, vou logo avisando: Não, é de requeijão mesmo (em barra) ou requeijão "do norte" como é conhecido por lá. =))))))

Segredo nenhum. Mesmo processo comum dos pudins caseiros: 1 lata de leite condensado, mesma medida de leite e 3 ovos batidos no liquidificador. Depois é só encorporar um punhado de requeijão ralado grosso e raspinhas de limão ou gengibre que também caem bem.

Caramelize a forma com açúcar, deite a massa e leve ao forno para assar até dourar; agora deixe esfriar e leve à geladeira.

Como tudo o que é bom, é ilegal, é imoral ou engorda, volto a repetir: é dos deuses, de comer rezando e tal... mas calórico praca.

Pudim de mandioquinha com raspas de gengibre e limão

null

Então... o gengibre e a casquinha de limão você raspa sobre a massa já depois de batida no liquidificador. Nada de bater junto, senão compromete a textura destes dois participantes especiais.

A massa é facílima: aquela basicona de pudim, que é bater no liquidificador, uma lata de leite condensado, a mesma medida de leite e 3 ovos. A diferença é que você vai somar umas 3 ou 4 mandioquinhas cozidas.

Caramelize a forma, deite a massa e asse em banho-maria.

Receita criada por mim, de supetão, quando o meu irmão ligou de São Paulo, precisando de uma receita de sobremesa rápida, prática, simples, deliciosa, que combinasse com um baião-de-dois, e de preferência, com algum charme. Resultado: pecado.

Eu adoro quando um plano dá certo.

Pudim de chocolate



Olá meninas...
Há tempos acompanho vocês, mas acho que nunca me manifestei. Tenho um blog onde quase sempre publico receitas da minhas "aventuras pela cozinha". No dia dos Pais, fiz um pudim super fácil, de chocolate, e achei que era hora de dividir com vocês.
É só liquidificar 1 lata de leite condensado sabor chocolate, 1 lata de creme de leite, 3 ovos e 1 colher de manteiga. Colocar em forma untada e cozinhar em banho-maria, no fogão mesmo, por mais ou menos hora. Deixe esfriar um pouco antes de desenformar, cubra com chocolate granulado e leve à geladeira até a hora de servir. Parece muito com o brigadeirão, só que ele fica mais suave, menos doce.
A foto segue em anexo.

Beijo em todas.
Jady



Pudim



Não há nada que me deixe mais frustrada do que pedir pudim de sobremesa, contar os minutos até ele chegar e aí ver o garçom colocar na minha frente um pedacinho minúsculo do meu pudim preferido. Um só. Quanto mais sofisticado o restaurante, menor a porção da sobremesa. Aí a vontade que dá é de passar numa loja de conveniência, comprar um pudim bem cremoso e saborear em casa com direito a repetir quantas vezes a gente quiser, sem pensar em calorias, boas maneiras ou moderação.

O pudim é só um exemplo do que tem sido nosso cotidiano. A vida anda cheia de meias porções, de prazeres meia-boca, de aventuras pela metade. A gente sai pra jantar, mas come pouco. Vai à festa de casamento, mas resiste aos bombons. Conquista a chamada liberdade sexual, mas tem que fingir que é difícil (a imensa maioria das mulheres continua com pavor de ser rotulada de 'fácil'). Adora tomar um banho demorado, mas se contém pra não desperdiçar os recursos do planeta. Quer beijar aquele cara 20 anos mais novo, mas tem medo de fazer papel ridículo. Tem vontade de ficar em casa vendo um DVD, esparramada no sofá, mas se obriga a ir malhar. E por aí vai. Tantos deveres, tanta preocupação em 'acertar', tanto empenho em passar na vida sem pegar recuperação... Aí a vida vai ficando sem tempero, politicamente correta e existencialmente sem-graça, enquanto a gente vai ficando melancolicamente sem tesão... Às vezes dá vontade de fazer tudo 'errado'. Deixar de lado a régua, o compasso, a bússola, a balança e os 10 mandamentos. Ser ridícula, inadequada, incoerente e não estar nem aí pro que dizem e o que pensam a nosso respeito. Recusar prazeres incompletos e meias porções. Até Santo Agostinho, que foi santo, uma vez se rebelou e disse uma frase mais ou menos assim: 'Deus, dai-me continência e castidade, mas não agora'... Nós, que não aspiramos à santidade e estamos aqui de passagem, podemos (devemos?) desejar vários pedaços de pudim, bombons de muitos sabores, vários beijos bem dados, a água batendo sem pressa no corpo, o coração saciado. Um dia a gente cria juízo.

Um dia. Não tem que ser agora. Por isso, garçom, por favor, me traga: um pudim inteiro, um sofá pra eu ver 10 episódios do 'Sex and the City', uma caixa de trufas bem macias e o Josh Holloway, nu, embrulhado pra presente. OK? Não necessariamente nessa ordem. Depois a gente vê como é que faz pra consertar o estrago.



E já que estou com a mão na massa, lá vai uma receitinha doce, que vcs sabem, são as minhas prediletas...

Bolo cremoso Pudim



Para o Pudim:
2 xícaras de açucar
1 xícara de chá de água
1 lata de leite condensado
1 lata de leite (medida do leite condensado)
5 ovos
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado

MISTURE a água com o açucar até dissolver bem. Leve ao fogo brando na própria forma de 25 de diametro com orifício central própria para bolo e deixe caramelizar até a cor desejada. Desligue o fogo e espalhe a calda pelas laterais da forma com o auxílio de uma colher. Deixe esfriar. Bata todos os outros ingredientes no liquidificador e coloque na forma caramelizada. Reserve.

Para o Bolo:
4 ovos
1 xícara de leite
2 xícaras de açucar
1 xícara de chá de chocolate em pó solúvel (chocolate em pó e não Nescau)
1 colher de sopa de fermento em pó.

Bata as claras em neve, adicione as gemas, o leite e o açucar. Continue batendo delicadamente. Retire da batedeira e acrescente farinha de trigo até dar o ponto de pão-de-ló (vai em torno de uma xícara). Acrescente o fermento delicadamente. Coloque esta masssa sobre o pudim reservado. Leve para assar em banho-maria por 30 a 40 min em forno pré-aquecido e moderado (180º). Deixe esfriar e desenforme. Desejando é possível decorar com folhas de hortelã e cerejas.

Esta receita é da tia da minha comadre lá do Sul e fica deliciosa... vc vai se surpreender com o resultado...
Beijocas

Pudim de aipim

null

Essa é a minha sobremesa favorita, invenção da Rô, que como eu já disse no post do seu bolo de chocolate e laranja, toda vez que ela vem na minha casa ela faz pra mim. Para quem não gosta de doces muito doces é ideal. =)

Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, mesma medida de leite, 3 ovos, 2 colheres de manteiga, 1/2 kg de aipim cozido e côco ralado (opcional).

Bata tudo no liquidificador e reserve. Agora caramelize a forma com açúcar, deite a mistura e leve ao forno pré-aquecido para assar por uns 30 minutos ou até que a superfície esteja bem coradinha como na foto. Depois leve à geladeira.

Enquanto o pudim derretia na minha boca causando espasmos semelhantes a pequenos orgasmos (é, orgasminhos!), eu fiquei imaginando que raspas de limão, ou raspas de gengibre ou 1 pires de queijo do tipo pecorino ralado, certamente resultariam em versões igualmente espetaculares...

Pudim de abacaxi da Vovó

null

Reproduzir receita de vó é sempre um grande desafio principalmente porque vó, pra mim, está totalmente ligada à memória afetiva, aquele sentimento gostoso que só quem tem uma avó carinhosa pode saber o que é. Foi por isso que eu senti um medinho quando meu marido fez um pedido nostálgico para a ceia - ele queria o pudim de abacaxi que avó dele fazia e que era uma das suas sobremesas favoritas. Para piorar, desde que sua avó morreu ele nunca mais tinha comido o doce. Ó a responsa!
Mas, quando a minha sogra me mandou a receita eu relaxei - não poderia haver nada mais simples de se fazer, exatamente como são as boas receitas de vó: fáceis, deliciosas e , porque não, até ingênuas.
O que me surpreendeu foi o sucesso da sobremesa, que virou a estrela da noite e trouxe para várias pessoas doces lembranças da infância. Tem coisa mais gostosa? E olha que eu nem sou a maior fã de gelatina do mundo... mas esse docinho, geladinho e nem tão doce assim, me agradou em cheio.

Para fazer o pudim de abacaxi da vovó você vai precisar de: 1 abacaxi médio ou grande, 6 xícaras de água, 1 xícara de açucar, 3 caixas de gelatina sabor abacaxi e 1 lata de creme de leite sem soro.
Preparar o pudim não não vai ter nenhum mistério, olha só...

null

Pique o abacaxi em quadradinhos, coloque-o junto com a água e o açucar em uma panela e leve ao fogo baixo por 20 minutos, contados depois que começar a ferver. Tire do fogo e acrescente as 3 caixas de gelatina (o pó), mexendo sempre para misturar bem. Depois disso, coloque o creme de leite e continue mexendo para que dissolva bem. Coloque em uma forma de buraco no meio, deixe esfriar um pouco, leve à geladeira e desenforme somente no dia seguinte.
O truque para desenformar é colocar a forma em uma travessa com água durante 5 minutos, para desgrudar.

O que vai acontecer é que a gelatina vai se separar do creme e ficar na camada de baixo da fôrma portanto, quando você desenformar o pudim terá uma bela "cobertura" de gelatina brilhante :)

Não é fácil? =)

Um clássico é sempre um clássico

Atendendo a pedidos de uma mãe que não sabe o que é apoiar uma filha que faz dieta ...

null
... pudim de leite condensando - furadinho e com bastante calda.

***

Já falei que eu adoro os clássicos?


Bolo de Leite Condensado/Bolo-Pudim da Carine

null

Faby de my core!
Aqui é a Carine, de Porto Alegre/RS.
Acompanho o Rainhas há um ano mais ou menos e já tô virada do avesso de tanta coisa boa que fiz byRainhas...
Então, como forma de agradecer os dias lindos que passo por aqui, vou mandar uma receitinha delíiiiicia demais que eu conheci não faz muito, mas que já entrou no meu caderninho de receitas. E o melhor, fácinha de fazer!

Bolo de Leite Condensado (que eu chamo de Bolo-Pudim)
1 lata de leite condensado
100g de coco ralado
3 ovos
1 pacotinho de fermento em pó

Colocar tudo no liqüidificador e bater por 5 minutos. Enquanto bate, untar uma forma com margarina e colocar o forno para aquecer. Despejar a massa na forma e levar ao forno pré-aquecido por +- 40 minutos.
Esperar esfriar e desenformar. Fica supimpa!!!!
Beijos,
Carine


***

Carine, mi amor... que bolo mais fácil é esse? Adorei!
Obrigada pela receita.
Bjuca,
Faby

Sacolés




Oi comadres,
imagina, eu , rio de janeiro, um calor da gota, em pleno carnaval. Eu nao curto, só mesmo pra descansar. Como nao vou pra lugar nenhum chamei umas amiguinhas da minha filha (7 anos) pra passar a tarde e ver o bloco na rua.
Idéia: sacolé.
Fucei na internet e no meu famigerado fichário de receitas e saíram estas delícias;

Sacolé de Coco
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
3 copos de leite
100 g de coco ralado
1 vidro pequeno de leite de coco

Bate no liquidificador e põe nos saquinhos.

Sacolé de Chocolate
1 caixa de pó para pudim de chocolate
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
Faz o pudim como diz na caixinha, usando meio litro de leite. Deixa esfriar e bate no liquidificador com o restante do leite e o leite condensado. Coloca nos saquinho e leva ao freezer.

Sacolé de Morango
faz do mesmo jeito, usando, claro, o pó para pudim de morango.

Já pensaram no de caramelo que delícia nao vai ficar? É o próximo da minha lista.
Cada receita me rendeu 11 saquinhos gordinhos ( 5x24 cm), mas nao sei se pelo calor, tive que esperar quase 48 horas pra ficar durinhos. Se bem que a gente tomou sem congelar mesmo. É muuuito bom. Fica igual aqueles de marca sabe? Dá pra fazer naquelas forminas de picolé também.
Eu tambem fiz de limao. sem mistério, faz uma limonada e congela. Esse endureceu rápido mas sobrou nenhum pra foto.

Beijos
Ana Maria



Pudim de pão



Oi meninas,

Mais uma vez, estou escrevendo pra compartilhar uma receitinha...
Toda tarde, meus vizinhos (um casal de velhinhos fofos), traz da padaria pães fresquinhos... Acontece que a pessoa aqui, se comer pão todo dia, vai virar uma bola. Fiquei sem graça total de dizer para eles pararem de me trazer o pãozinho, então resolvi arrumar uma receitinha para aproveitar a sobra de pão e presenteá-los, devolvendo a gentileza.
Lembrei de uma receita de avó, o famoso pudim de pão. E para fazê-la com o que tinha em casa, suprimi as frutas cristalizadas e as uvas passas.
Espero que vocês gostem. A receita é simples e econômica.

Deixar dois pãezinhos (dos grandes, ou 3 dos pequenos) dormidos (amanhecidos, velhos, cada um dá um nome) de molho 15 minhutos numa mistura de 2 xícaras de leite integral, 1/2 lata de leite condensado e 3 colheres de açúcar. Aqui você pode acrescentar baunilha, canela e cravo, gengibre ou outra coisa que queira. Eu deixei assim mesmo, queria um pudim simples.
Depois no liquidificador, bater a mistura dos pães já bem molinha com 2 ovos. Bater bem, durante uns 5 minutos. Reserve.
Eu faço a calda de caramelo direto na forma. Seis colheres de açúcar e fogo baixo e paciência e MUITO cuidado. Depois espalho por toda a forma. (Fica dura. Depois de desenformar, ponho um pouquinho de água na forma e derreto o caramelo que sobrou.)
Forma caramelada, despejar o pudim e colocar em forno médio para assar. No meu forno demorou 40 minutos. Mas é só o tempo de espetar o palito e sair seco. A minha forma tem tampa, se a que vocês forem usar não tiver, cobrir com papel alumínio.
Desenformar depois de frio (fica mais fácil e não quebra) e despejar a caldinha derretida por cima.

Bom apetite!!
Beijos!

Pudim de pão com calda de vinho do Porto



Provavelmente você já deve ter encontrado na net, principalmente entre os blogs de comer (que aliás, tem certas tendências, épocas em que dominam um ou outro prato), alguma receita gringa de pudim de pão, especialmente as inglesas. Bom, pra mim tem uma coisa certa: aquelas receitas com cara de pão molhado no leite, embebido num creme molenga, disfarçado com outros e outros quetais, a mi no me gusta. Essa coisa de pão molhado é uma das coisas que eu sinceramente não entendo na culinária (arroz doce é outra), por isso, esse tipo de pudding passa longe, léguas, da minha cozinha.

A minha receita de pudim de pão é das clássicas, brasileiras mesmo, com cara de interior, cara de vó (aliás, a minha é mesmo da minha vó). Trata-se tão somente de um doce bem rústico, de consistência meio durinha e que agrada quem, assim como eu, gosta de doce não muito... doce.
Vez ou outra eu dou uns pitacos na receita da vó e faço um pudim meio dela, meio meu. Esse aqui foi assim - a receita da vó e uma calda que eu inventei na hora. E o danado ficou bem gostoso ;)

Deixei 2 pãezinhos franceses de molho no leite (suficiente para deixá-lo empapado) com as raspas da fava de uma baunilha. Levei para o liquidificador com 1 copo americano de leite, 1 de farinha, 1 de açucar e 2 ovos inteiros. No final, transferi para uma travessa e acrescentei cravos e um punhado de frutas cristalizadas, que são opcionais (eu sei que tem gente cheia de má-querência com as frutinhas cristalizadas). Misturei tudo e coloquei numa fôrma de buraco, onde eu já tinha feito um tantinho de nada de calda caramelada, só para forrar mesmo a forma, já que minha idéia era fazer uma calda à parte. Então, levei a fôrma de buraco para o forno pré-aquecido, dentro de uma outra fôrma com água morna e deixei que ele assasse até passar pelo teste do palito.



Para fazer a calda de vinho eu misturei açucar branco e açucar mascavo com um tanto de água, tudo na base do olhômetro mesmo, e levei ao fogo por uns 5 minutos, até que começasse a engrossar levemente (bem levemente mesmo). Juntei o vinho do Porto (usei o Valduga branco), esperei evaporar só um bocadinho, desliguei e foi! Esperei esfriar e levei à geladeira e foi aí que ele deu uma engrossadinha mais batuta e ficou no ponto perfeito da calda que eu tinha imaginado - uma calda brilhante, linda de viver. Afff, eu adoro quando uma calda fica assim, linda. Rá!

Na hora de servir o pudim, foi só jogar a calda de Porto à gosto do freguês e ser feliz, simples assim :)

dicas de rainha:
:: essa receita dá um pudim pequeno, mais fininho (eu gosto porque lá em casa não consumimos muito doce mesmo), para um pudim maior e mais bonitão, dobre a receita.
:: as frutas cristalizadas podem ser substituidas por uva passa branca, sem semente.


Frango com Molho de Maracujá e Pudim de Abobrinha

null

Não disse que hoje era o Dia do Frango nas cozinhas da realeza?
Pois é, assim como na cozinha da írmã, que foi de lasagna, aqui também rolou um franguinho, só que na versão filet com molhinho super bacana de maracujá. E para acompanhar, eu fui de pudim de abobrinha, receita descoberta nas minhas andanças à caça de receitas leves.

Para começar, numa travessa eu temperei os filés com sal e alho amassado e os deixei lá por meia hora.

Enquanto isso fui preparar o pudim que leva: 2 abobrinhas picadas, 1 ovo, 3 colheres de leite desnatado, 4 colheres de farinha de trigo, tudo no liquidificador até virar um creme, que eu temperei com sal e pimenta branca. Depois, coloquei esse creme em forminhas de muffin untadas com óleo e farinha de rosca e levei ao forno pré-aquecido por mais ou menos 45 minutos (até quando o palito sai limpinho, tá ligada né?).

Voltei ao frango...
Em uma panela coloquei um pouco de azeite e fritei os filés até ficarem bem dourados. Retirei da panela e reservei. Daí, na mesma panela eu botei uma cebola ralada, 3 colheres de sakê e cozinhei até a cebola ficar macia. Então juntei a polpa de um maracujá grande (com as sementes), uma colher de mel (a receita pedia adoçante culinário, que eu não tenho), sal e fui generosa na pimenta do reino moída na hora. Cozinhei tudo até reduzir e ficar um molhinho espesso.

Pra montar o prato, peguei os filés reservados, reguei com o molho de maracujá e coloquei um pudinzinho de abobrinha. O molho tem uma cor linda e deixa o prato num tom dourado ... hummm, super apetitoso.

Quanto ao pudim de abobrinha eu tenho que fazer algumas considerações:

. A receita não especifica a abobrinha, se a brasileira ou a italiana. Como eu tinha apenas a brasileira aqui, acabei usando-a mas tenho pra mim que ficaria bom mesmo com a abobrinha italiana que, inclusive, eu prefiro.
. Eu usei forminhas teflon de muffin mas a receita pede assadeiras com capacidade para 200ml (?).
. Não sei se não fiz direito o processo de untar as formas com óleo e farinha de rosca, mas o fato é que não consegui desenformar bonitinho o pudim, que grudou bastante. Eu não saberia dizer sem testar, mas penso que falta um pouco de óleo nessa massa... não sei.
. Como o próprio nome já diz, trata-se de um pudim, por isso não é de se estranhar que apesar de assado ele ainda fique um pouco mole por dentro e também que não cresça.
. Eu achei a receita boa e meu marido também, inclusive ele chegou a dizer que parecia um suflê, muito embora a consistência não seja tão parecida pela ausência das claras em neve. Em comum com o suflê, apenas o fato de murchar bastante depois que saiu do forno (na hora da foto, por exemplo, ele já estava bem baixo.

Já que a onda aqui é coisa leve, tenho intenção de repetir a receita e testar algumas variações. Veremos :)



null

Oi, Faby, tudo bem?
Resolvi fazer o Pudim de Leite Zanelati para ver se afinal esse tal pudim sem furinhos podia ser tão bom assim.
Resultado: É muuuitoooo bom mesmo! Eu no lugar da sua mãe esconderia também, viu? Com um doce desses tem é que mandar fazer uma daquelas mesas antigas, com gavetas para esconder a comida das visitas (que horror!!!) rs...


Bolo-pudim


null

Cara Faby,
sou portuguesa e acompanho diariamente o vosso blog. Tem receitas fantásticas e já experimentei algumas delas aqui em Portugal. Foram super aprovadas!:D
Hoje queria partilhar uma receita com vocês. É um bolo que eu adoro e que faço muitas vezes por aqui, pois pode também servir de sobremesa. Chama-se Bolo Pudim. Cá vai a receita!!

Comecei por fazer uma calda de caramelo para barrar a forma. Experimentei a tua receita do blog e nunca me correu tão bem. Delicioso!
Usei 2 chávenas de açúcar e 1/2 de água bem quente.
Barrei então a forma com essa calda.

Enquanto a calda descansava, dediquei-me ao bolo. Parti 3 ovos e separei a gema da clara. Bati as 3 gemas com 5 colheres de sopa de açúcar, até ter um creme branquinho. Bati as claras em castelo e fui juntado ao preparado anterior, intercalando com 6 colheres de sopa de farinha e 1 ligeira pitada de fermento. Quando a massa estava bem homogénea, despejei na forma caramelizada.

Passei então ao pudim. Bati 2 ovos inteiros com 1 lata de leite condensado e a mesma medida de leite de vaca. Quando tudo estava bem batido, despejei por cima da massa do bolo. Nessa altura, as massas parece que se misturam, mas acabam por se separar.

Levei então ao forno bem quente, durante 40 mins. Não sei a temperatura do forno, porque o meu é bem antigo e a gaz. Não há marcação de temperatura. Mas o palito salva-me sempre!

Desenformar e servir já frio. É delicioso. O bolo absorve o caramelo e é demais. Uma desgraça para a balança!

Um beijo para todas as rainhas,
Lena




Pavê tipo Charge® da Marina

null

Oi Faby...
Visito muito o blog de vocês...e sempre tô fazendo umas receitinhas daqui...então desta vez resolvi colaborar com uma receita criada por mim! E que fez muito sucesso no Ano Novo...pra quem gosta do chocolate Charge vai se lambuzar!
Beijus
Marina T.

Pavê tipo "Charge"
Ingredientes:
1 xícara de refrigerante guaraná - retirar o gás
1 pacote de bolacha maisena ou de leite
1 caixa de pudim sabor caramelo
1 colher de sopa de margarina
Meia xícara de amendoim torrado e sem pele
1 caixa de creme de leite
1 tablete de chocolate meio amargo

Caramelo
Ir na panela a manteiga, o pó do pudim e o leite condensado, misturar em fogo brando até soltar o fundo da panela. Qdo tiver morno acrescentar metade o creme de leite, e o amendoim. Reservar.
Creme de chocolate
Derreter metade o chocolate e misturar com a outra metade do creme de leite, formando um creme. Reservar.

Montagem
Em uma tigela colocar uma camada de bolacha molhada no guaraná, depois uma camada de caramelo. Ir alternado ate acabar a bolacha e o caramelo. Depois coloque o creme de chocolate, por ultimo rale o restante do chocolate.


***

Pudim de pão integral



Eu adoro pudim de pão mas até então nunca tinha provado uma versão do doce com pão integral. Só que era justamente o pão integral que estava de bobeira em casa naquele dia e, como já bem dizia a minha mãe, "se não tem tu, vai tu mesmo", então... dei uma viajada "de leve" na receita original do pudim e criei a minha versão integral que, modéstia beeeeem à parte, ficou delicioso.

Coloquei 5 fatias de pão integral picado de molho em uma xícara de leite (usei o 12 grãos da Pullman e leite integral) por uns 15 minutos, não sem antes "temperar" a mistura com uma fava de baunilha, noz moscada ralada, um pouquinho de cravo, canela em pó, um bom punhado de uvas passas brancas e uma dosinha de nada de vinho do porto. Enquanto isso, bati no liquidificador 2 ovos com 1/2 xícara de açucar (eu não gosto de doce muito doce, lembram? mas até aí, você pode sentar a mão no açucar se essa for a sua praia, tá?), mais 1/2 xícara de leite e uma colher de margarina e juntei lá no pão que estava de molho. Deixei tudo descansar mais uns 30 minutos e levei ao forno médio pré-aquecido em forma untada com margarina por uns 20 minutinhos.
Depois de frio, desenformei e joguei por cima uma caldinha feita com geléia de damasco ligeiramente derretida em fogo baixo, mas a boa e velha calda de caramelo também rola numa boa, viu?

Agora eu estou numa dúvida cruel: não sei se gosto mais da versão integral do que da original.
Só me resta fazer de novo pra tirar a prova definitiva, né? Ó que sacrifício? ;)



***

* notinhas de rainha:

Já mostrei aqui como tirar as sementinhas da fava de baunilha. Aí no pudim eu usei as sementinhas, mas deixei a fava já vazia no molho também por uns minutinhos. Já ensinei o trucão, mas não custa repetir - depois de usar as sementinhas de dentro, é só guardar a fava numa lata de açucar e você terá o seu próprio açucar de baunilha, bom pra usar em doces e até pra adoçar o leitinho de cada dia.

Sim, valendo-se da mesma expressão da minha santa mãezinha, já usada neste post: não tem fava, pode usar o extrato, sem crise. Só que... fava é fava, vamo' combinar néam? =)


Pudim de creme de chocolate ou As aparências enganam



Eu estava na sala de espera do médico muito tempo atrás quando vi a Ana Maria Braga fazendo um pudim de chocolate que me encheu a boca d'água. Eu e mais duas senhorinhas que aguardavam chegamos até a comentar sobre a receita - não precisava de liquidificador, de batedeira, nada... mais prática impossível.
Peguei a receita no site e ela ficou lá, no limbo da minha To Do List (que tem umas 875342 receitas que um dia eu ainda quero fazer), até que esses dias eu resolvi que era chegada a vez dela. Comprei os ingredientes que faltavam e planejei fazer a receita no dia seguinte - e teria feito se meu ilustríssimo conjuge não tivesse visto o creme de chocolate dando sopa na geladeira e pimba! mandado pro bucho. Eu devia ter percebido que esse era o primeiro sinal, mas não.

Comprei pela segunda vez o creme de chocolate e, em mais uma tentativa, descobri que não tinha mais chocolate em pó - sabe como é...frio, chocolate quente a rodo, enfim. Era outro sinal - também ignorado. Persistente (leia-se teimosa) que sou, comprei o que faltava e me joguei na cozinha - agora ia!

De fato, o pudim é muito fácil... nada mais do que misturar muito bem com um batedor de arame todos os ingredientes: 4 potes de creme de chocolate (total 440gr), 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de margarina derretida, 3 colheres de sopa de chocolate em pó e 6 gemas. Estranhei a quantidade de gemas mas... fazia sentido - alguma coisa tinha que endurecer o pudim e portanto não seria eu a questionar a quantidade das gemas que, na minha concepção, fariam esse papel.

A receita mandava colocar a mistura em forma untada, cobrir com papel alumínio e levar ao forno pré-aquecido em banho maria por 50 minutos. Okey.



...

...

...

... 50 minutos depois... meu pudim continuava do mesmo jeito de quando o coloquei no forno: líquido. Tá certo, isso acontece... nem sempre essa coisa de tempo nas receitas bate com o que rola na nossa casa...normal.

...

...

... mais 30 minutos depois e o meio do pudim continuava mole...

... mais 15 minutos e, depois de quase o dobro do tempo indicado na receita, vá lá, o pudim parecia cozido.

Agora, era só esperar esfriar e desenformar, procedimento para o qual a receita informava que era preciso esquentar ligeiramente a forma.
Segui a dica e... nada. Nem sinal de que o pudim sairia da forma. Esquentei água, coloquei numa assadeira e deixei o pudim lá. Tentei desenformar de novo e ... nada. Cutuquei os ladinhos com a faca, fiz outra tentativa e... nada. Já sem muita paciência, larguei a delicadeza e tentei de novo. Nada. Maldição!
Deixei o pudim lá na geladeira e fui tomar um ar, recitar um mantra e pensar coisas positivas... eu não ia perder a boa por causa de um pudim que não desenforma, né?

Algum tempo depois, resolvi me atracar com o danado de novo. Cutuca, cutuca, deixa na água, vira e ... cataplaft! Diabos! O pudim estava meio mole no meio!
Desenformou todo quebrado, todo torto, um pudim com uma vibe meio Picasso, manja? Feio. O pudim estava feio pra dedéu mas... who cares né minha gente? Afinal, o pudim era só pra "consumo interno" mesmo... era só eu ignorar o fato de que aquele bendito tinha me dado um baile e tudo ficaria bem... afinal, o que importa mesmo é o sabor, né? Danou-se.

Pense numa coisa muito, muito, muito doce. E eu não gosto de doce muito doce. Okey, eu devia ter imaginado que aquela lata de leite condensado + quatro potes de creme de chocolate ia dar nisso... porque diabos eu me peguei nessa receita meu pai? Logo eu, que não dou a mínima para doces em geral?

A resposta é simples: eu fui seduzida pelo pudim encantador e supostamente delicioso que a Ana Maria Braga me vendeu. E eu posso reclamar? Não, não posso, até porque é exatamente isso que acontece tantas e tantas vezes quando vejo programas culinários na tv, quando abro uma revista de receitas, quando visito um site de comer - somos fisgados pela imagem, pela beleza do prato... só que, como na vida, na culinária também as aparências enganam, e como enganam!

Quem sou eu pra questionar a belezura do pudim da loura da Globo, mas ó... aquele pudim linnnndo que ela fez não lembra em absolutamente nada o resultado que saiu do meu forno. E aí? Oras... E aí nada! Culinária é assim mesmo comadres - o que deu certo lá na cozinha da diva não rolou aqui na minha - pode ter sido meu forno, minha forma, minha mistura, meu dia que não estava bom, meu humor, o clima, os astros... vai saber. A textura também não ficou bacana e o sabor eu nem questiono, porque aí a parada é gosto ... e gosto, sabe como é... cada um tem o seu - lá em casa eu não gostei do pudim, mas o conjuge comedor de creme de chocolate adorou - ado, ado, ado, certo? ;)

Moral da história (porque esse post já está virando uma novela): tem dias que não rola.

Ah! E se você tem síndrome de formiga e curte um pudinzinho bem doce, pode se jogar viu? Depois me conta se seu pudim desenformou lindamente e ficou bonitão como o da Ana ou Picasso como o meu? Rá! Vai que eu comprei mesmo gato por lebre né? Nunca se sabe comadre, nunca se sabe =)


Das receitas bizarras

null

Criatividade gastronômica no final dos anos 60...
Pudim de miúdos?!?! Fala sério, eca!

***

Atentem para o detalhe: 1 colher de gordura.
Ah, como era bom viver nos anos dourados e não saber nada sobre calorias, gorduras saturadas, trans...hohoho
E eles ainda escreviam farinha de rosca com hífen.

Muito louco esse povo dos anos 60 :)

Pudim de tapioca



Oi Rainhas!!!!

Adoro o site de vcs!
Acompanho tudo!!!!

Fiz esse pudim no final de semana e quase que não dá para tirar a foto de tão rápido que ele se foi!!! :)
Tirei do Mais Você...

Bjs.
Roberta Buenaga

Ingredientes
- 1 litro de leite
- 1 xícara bem cheia (transbordando mesmo) de tapioca
- 4 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 200g de coco ralado
- 1 vidro pequeno de leite de coco
- 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 pitada de sal

Modo de Preparo
Despeje a tapioca no leite e deixe de molho por 2 horas (no mínimo). Depois deste tempo, bata ligeiramente os ovos inteiros
(somente com o garfo) e misture à tapioca. Reserve.
Em outra vasilha misture o leite condensado, o coco ralado, o leite de coco, a margarina, o açúcar e o sal. Mexa bem para
incorporar os ingredientes. Junte à tapioca e misture muito bem.
Despeje em uma forma de buraco no meio, untada somente nas laterais, no fundo é calda de açucar queimado.
Deixe no forno, em banho maria, por aproximadamente 2h.

Pulo do Gato
Preparar primeiro a calda para deixar esfriar no fundo da fôrma, depois untar a lateral. Usar fôrma grande, pois rende muito. Não servir muito gelado.

null

Tá, eu também fiquei frustrada por ele não ter ficado, quando nada, rosadinho, mas eu juro que é de frutas vermelhas, mais precisamente amoras e cerejas frescas que sobraram do natal, eu juro, Bento e minha mãe são testemunhas oculares!

Sabe qual é o problema? São estes parâmetros da insdústria, é culpa daqueles iogurtes de morango pink de doer que a gente vê no supermercado. Mas bate teu moranguinho orgânico em casa que eu quero ver ficar daquela cor.

Bom, mas voltando ao meu pudim intrigante (e delicioso), lembram que eu falei que achava que este creme balsâmico ia ficar luxo numa sobremesa? Então, não abandonei aquela idéia fixa até resolver esta pendência, e ei-la aqui. Lembram que eu disse que lembrava melaço de cana, né? E lembra mesmo, e muito, mas subtraiam a rusticidade do melaço de cana e somem um sabor mais requintado, redondinho, sem as pontas do melaço que explodem por toda parte, e acho que é isso. Coloquei mais de meia xícara do creme balsâmico na forma com buraco no meio, a mesma medida de vinho tinto seco e 1 colher bem cheia de açúcar demerara. Misturei bem e deixei reduzir, em fogo baixo, enquanto o alcool evaporava. Ficou bem densa, linda e cheiros; menos caramelo, mais xarope, sabe como? Daí parti para a massa do pudim...

Eu raciocinei assim: bom, aquela receitinha básica de pudim deve servir para qualquer fruta, né? Então comecei providenciando um suco de frutas vermelhas feito com 6 cerejas, 6 amoras e um copo americano de água de coco (porque na mamãe até banho de água de coco a gente toma - já falei que é luxo para a pele e cabelos? é só deixar secar no corpo, sem enxágue) tudo batido no liquidificador, coado e reservado. Depois passa uma água rápida no copo de liquidificador, deita uma lata de leite condensado, a mesma medida do suco-de-frutas-vermelhas-eu-juro (rosinhas a esta altura), e mais 3 ovos peneirados (para não ficar com o velho "cheiro de ovo"). Bate, bate , bate e joga na forma com a calda (nesta hora a calda se mistura um pouco à massa, e aquele rosinha leve das frutas, ficou ainda mais pálido e confuso); leve ao forno médio em banho-maria por uns 20 minutos, deixe esfriar e desenforme, que é um espetáculo.

"Tá, mas na minha cidade eu não encontro esse creme balsâmico aí, posso fazer com aceto balsâmico?", a comadre pergunta. Claro que pode! Junte 300ml de aceto balsâmico + 200g de açúcar mascavo ou demerara na forma, e proceda normalmente até caramelizar. Delícia usar aceto balsâmico em receitas doces, vão por mim.

O Pudim Delirante e Outras Observações Hospitalares

null

I'm back povo! Firme que nem geléia, forte que nem pudim e quase 100% boa :)
Entonces, vamos por partes...

Primeiro, e mais importante do que tudo, eu preciso agradecer toda a energia boa que vocês me mandaram pelos comentários, e-mails (tantos, que eu nem consegui responder um por um), torpedos, telefonemas e iscrépis. Muito, muito obrigada mesmo. Sintam-se todos abraçados por mim, exatamente como eu me senti por vocês :)

***

Minha cirurgia, ao contrário do que muita gente pensou (e até me escreveram incentivando a lipo e falando sobre a importância de se sentir bem, mesmo que fosse entrando na faca...hohoho), não foi estética não (não que eu não precisasse, que fique claro). Eu fiz uma videolaparoscopia para diagnóstico de endometriose (joga no Google!) - uma doença chata e que atinge muitas mulheres (inclusive já falei aqui sobre as cólicas fortíssimas). Felizmente, no meu caso, o diagnóstico não se confirmou.
A recuperação da cirurgia está sendo tranquila e, até que eu receba alta (o que deve ocorrer no final do mês) as únicas recomendações são: não cometer excessos como ginásticas enlouquecidas, maratonas, lutas de boxe e outras coisas nas quais eu realmente não pretendo me meter e não tomar sol nos cortes durante seis meses (que por mim poderia ser seis décadas). Ou seja, moleza :)

***

Você tem a certeza de que é uma pessoa-da-cozinha quando acorda da anestesia geral e se vê passando receita de pudim para TODAS as enfermeiras do centro cirúrgico.
Exatamente. Eu passei receita de um pudim desconhecido para as moças do centro cirúrgico e, a julgar pelo interesse das mesmas (que estavam até anotando!) a receita devia ser da boa.
Obviamente eu não me lembro qual é. E obviamente eu não sei nenhuma receita de pudim de cabeça, a não ser a clássica de leite condensado - e não, a receita que eu passei não era a classicona. Pelo que entendi depois da ligeira amnésia pós-anestésica, eu inventei um pudim ma-ra-vi-lho-so ainda sob o efeito da geral.
A chance desse pudim ser uma grande roubada é enorme e talvez as enfermeiras queiram me matar depois de tentarem a receita mas...quem se importa não é mesmo? Afinal, quem confiaria numa receita passada em pleno centro cirúrgico?

Tem coisas que só uma anestesia geral faz por você. Rá!

***

Você percebe o quão ingênua você é com as cousas do mundo quando acredita piamente que poderá comer um pacote de amendoim e outro de Chocookie quando voltar da sala de cirurgia (e pede para o marido providenciar, é claro).
Sua ingenuidade acaba quando te avisam com todas as letras que você só comerá muito tempo depois e que o cardápio passará muito longe dos amendoins e cookies. Pôxa.

Amendoins e cookies me deixam feliz, pô.

***

Chá com torradas é uma coisa tão... hospital, né não minha gente?

By the way.... porque todo chá de hospital é de camomila ou erva-cidreira? Porque não frutas silvestres, jasmim, maçã com canela? Onde fica o glamour, né não minha gente? =)

***

Longe se vai o tempo em que a comida de hospital era assim ...comida de hospital, manja?
O menu incluia opções variadas para o almoço com carne, frango ou peixe e tinha acompanhamentos que iam do molho madeira a especialidades quase francesas passando por cogumelos e outros quetais. Coisa pheena.

Na foto, filé mignon ao molho rôti com arroz branco e legumes na manteiga, sopa de mandioquinha com legumes (deliciosa), salada de repolho (ou seria acelga?), laranja e uvas passas, suco de uva e doce de abóbora (delicioso) de sobremesa.
Nada mau, fala.

***

Irmã, adorei as flores!

***

É isso, tô na área de novo galera! :D




null
Rainhas, passo aqui todos os dias pra ver as novidades e todos os dias tem coisa boa. Por isso, sempre guardo as receitas que vcs publicam, porque mais cedo ou mais tarde, elas vão ser experimentadas na cozinha de casa.
Quando a Faby publicou o Pudim de Abacaxi da Vovó, eu sabia que já tinha experimentado alguma vez, em alguma lugar e fiquei louca pra fazer porque o abacaxi é de longe minha fruta preferida. Pois bem, até que marido comprou um abacaxi muuuito azedo, que eu já estava pensando em jogar fora tal era o grau do azedume, felizmente me lembrei da receita a tempo. Ficou maravilhoso, nem dá pra imaginar que foi feito com o abacaxi ruim. E também fica lindo, aliás tudo o que leva gelatina fica bonito,né?
Receita aprovada.
Obrigada mais uma vez, Rainhas!
Fonte: Rainhas do Lar





Nenhum comentário:

Postar um comentário